O cuidado de enfermagem em situações de alteração da imagem facial
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Date
2011Type
Title alternative
El cuidado de enfermería en situaciones de la imagen facial
Nursing care in situations of facial image alteration
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa analisou a percepção de pacientes, acadêmicas de enfermagem e docentes, quanto ao cuidado frente à alteração da imagem facial, suas implicações no processo formativo. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa exploratória, realizada em um hospital universitário em Santa Maria, Rio Grande do Sul, entre julho de 2008 e abril de 2009. Participaram seis pacientes com alteração da imagem facial, sete acadêmicas de Enfermagem e cinco docentes. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e g ...
A pesquisa analisou a percepção de pacientes, acadêmicas de enfermagem e docentes, quanto ao cuidado frente à alteração da imagem facial, suas implicações no processo formativo. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa exploratória, realizada em um hospital universitário em Santa Maria, Rio Grande do Sul, entre julho de 2008 e abril de 2009. Participaram seis pacientes com alteração da imagem facial, sete acadêmicas de Enfermagem e cinco docentes. Utilizou-se entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. As informações organizadas e submetidas à técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se duas categorias: significado da imagem facial alterada e formação do enfermeiro e o cuidado. O cuidado a esses pacientes é percebido como uma vivência complexa, difícil e impactante constituindo-se oportunidades ímpares para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação da enfermeira. Constatou-se a necessidade de inserção de temáticas durante a formação que abordem temas pertinentes às necessidades dos acadêmicos, possibilitando aos mesmos refletirem sobre o vivido no curso. ...
Resumen
La investigación analizó la percepción de pacientes, académicas de enfermería y docentes, cuanto al cuidado frente a la alteración de la imagen facial, implicaciones en el proceso de formación. Un abordaje cualitativo exploratorio, en un hospital universitario en Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, entre julio de 2008 y abril de 2009. Participaron seis pacientes con alteración de la imagen facial, siete académicas y cinco docentes. Utilizaron entrevistas semi estructuradas y grupo focal. La ...
La investigación analizó la percepción de pacientes, académicas de enfermería y docentes, cuanto al cuidado frente a la alteración de la imagen facial, implicaciones en el proceso de formación. Un abordaje cualitativo exploratorio, en un hospital universitario en Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, entre julio de 2008 y abril de 2009. Participaron seis pacientes con alteración de la imagen facial, siete académicas y cinco docentes. Utilizaron entrevistas semi estructuradas y grupo focal. Las informaciones organizadas por la técnica de análisis de contenido. Se evidenciaron dos categorías: significado de la imagen facial alterada y formación del enfermero y el cuidado. El cuidado es percibido como una vivencia compleja, difícil e impactante constituyéndose oportunidades impares para el desarrollo de las competencias necesarias para la formación de la enfermera. Se encontró la necesidad de integración de los temas durante la capacitación a los temas relacionados a las necesidades de los académicos y les permite reflexionar sobre su experiencia vivida en el curso. ...
Abstract
This research studies how patients, nursing undergraduate students, and professors perceive the care of patients with facial image alterations, and the implications of this care to the education process. It followed an exploratory qualitative approach, and it was carried out in an university hospital in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, between July 2008 and April 2009. Six patients with facial image alteration, seven nursing undergraduate students and five professors participated. Semist ...
This research studies how patients, nursing undergraduate students, and professors perceive the care of patients with facial image alterations, and the implications of this care to the education process. It followed an exploratory qualitative approach, and it was carried out in an university hospital in Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, between July 2008 and April 2009. Six patients with facial image alteration, seven nursing undergraduate students and five professors participated. Semistructured interviews and a focal group were used. The data were organized and submitted to the content analysis technique. Two categories were found: meaning of the altered facial image, and nursing education and care. The care to these patients is perceived as a complex, hard and striking experience, that constitutes a unique opportunity for the development of skills necessary to the nurse's education. It was observed the need to insert themes during education that address issues relevant to the needs of undergraduates, and enable them to reflect on their training experiences. ...
In
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 32, n.2 (jun. 2011), p. 294-301
Source
National
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