Escola e cuidado : histórias de mulheres idosas
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa realizou-se no Brasil e em Portugal, a partir de Histórias de Vida de mulheres acima de setenta anos. No Brasil, com exceção de duas depoentes, as participantes são frequentadoras de Educação de Jovens e Adultos e estão em processo de alfabetização. Em Portugal, as entrevistas realizaram-se com frequentadoras da Universidade da Terceira Idade, possuidoras de uma vivência escolar de, no mínimo, doze anos. A tese contempla aspectos filosóficos, tal como o Cuidado ontológico heideggeria ...
A pesquisa realizou-se no Brasil e em Portugal, a partir de Histórias de Vida de mulheres acima de setenta anos. No Brasil, com exceção de duas depoentes, as participantes são frequentadoras de Educação de Jovens e Adultos e estão em processo de alfabetização. Em Portugal, as entrevistas realizaram-se com frequentadoras da Universidade da Terceira Idade, possuidoras de uma vivência escolar de, no mínimo, doze anos. A tese contempla aspectos filosóficos, tal como o Cuidado ontológico heideggeriano, aspectos sociológicos, tal como o ser-com maffesoliano, aspectos antropológicos, tal como a antropologia filosófica kuschiana, aspectos do processo da hominização desde uma perspectiva biológica. A análise das Histórias de Vida privilegia os fatos que, normalmente, são considerados corriqueiros como a convivência, os sonhos, as perdas, os ganhos e mostram a constituição do humano e da Instituição Escola, enquanto lugar onde o estar-com e o cuidado fundamenta a resiliência em idosos. ...
Abstract
The research was conducted in Brazil and Portugal, from Life Stories of women over seventy years. In Brazil, with the exception of two interviewees, participants are attending the Youth and Adult Education and literacy are in process. In Portugal, the interviews were held with attending the University of the Third Age, possessing a school experience of at least twelve. The thesis includes philosophical, as Heidegger's ontological Care, sociological aspects, such as being-with Maffesoli’s, anthr ...
The research was conducted in Brazil and Portugal, from Life Stories of women over seventy years. In Brazil, with the exception of two interviewees, participants are attending the Youth and Adult Education and literacy are in process. In Portugal, the interviews were held with attending the University of the Third Age, possessing a school experience of at least twelve. The thesis includes philosophical, as Heidegger's ontological Care, sociological aspects, such as being-with Maffesoli’s, anthropological aspects, such as Kusch’s philosophical anthropology, aspects of the process of hominization from a biological perspective. Analysis of Life Histories emphasizes the facts that are normally regarded as commonplace living, dreams, losses, gains and show the human constitution and the institution's School as a place where being-with and Care underlies the resilience in the elderly. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License