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Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde
dc.contributor.author | Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti | pt_BR |
dc.contributor.author | Stobäus, Claus Dieter | pt_BR |
dc.contributor.author | Mouriño Mosquera, Juan José | pt_BR |
dc.contributor.author | Moysés, Samuel Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-23T01:51:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3283 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/94608 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares. | pt_BR |
dc.description.abstract | The results from a study that analyzed the process of curriculum change in the dentistry course at a higher education institution in southern Brazil are presented. A qualitative methodological approach was used and, to maintain coherence with the study subject, a case study strategy was used. Three representatives of the university’s management team, 46 students and 12 professors were interviewed. In interpreting the data, four categories emerged: 1) the curriculum reform process: a possible proposal for changes in the training; 2) tensions within the process: differences between the envisaged theory and the perceived reality; 3) the path of the process and its advances; and 4) experience of the integrated curriculum: a continuous process of learning and overcoming difficulties. There is a need to rethink the curriculum reform process, through continual reconstruction of this curriculum. It is fundamentally important, specifically, to deal with changes to the pedagogical project and curriculum practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 16, n. 41 (abr./jun. 2012), p. 529-542 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dental Education | en |
dc.subject | Educação em odontologia | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Curriculos : Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Education and Health | en |
dc.title | Currículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúde | pt_BR |
dc.title.alternative | Integrated curriculum for teaching dentistry : new directions for training in the field of healthcare | en |
dc.title.alternative | Currículo integrado en la educación en Odontología : nuevos sentidos para la formación en el área de salud | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000855911 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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