Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorStobäus, Claus Dieterpt_BR
dc.contributor.authorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorMoysés, Samuel Jorgept_BR
dc.date.accessioned2014-04-23T01:51:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94608pt_BR
dc.description.abstractApresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares.pt_BR
dc.description.abstractThe results from a study that analyzed the process of curriculum change in the dentistry course at a higher education institution in southern Brazil are presented. A qualitative methodological approach was used and, to maintain coherence with the study subject, a case study strategy was used. Three representatives of the university’s management team, 46 students and 12 professors were interviewed. In interpreting the data, four categories emerged: 1) the curriculum reform process: a possible proposal for changes in the training; 2) tensions within the process: differences between the envisaged theory and the perceived reality; 3) the path of the process and its advances; and 4) experience of the integrated curriculum: a continuous process of learning and overcoming difficulties. There is a need to rethink the curriculum reform process, through continual reconstruction of this curriculum. It is fundamentally important, specifically, to deal with changes to the pedagogical project and curriculum practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 16, n. 41 (abr./jun. 2012), p. 529-542pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDental Educationen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurriculos : Odontologiapt_BR
dc.subjectEducation and Healthen
dc.titleCurrículo integrado no ensino de Odontologia : novos sentidos para a formação na área da saúdept_BR
dc.title.alternativeIntegrated curriculum for teaching dentistry : new directions for training in the field of healthcareen
dc.title.alternativeCurrículo integrado en la educación en Odontología : nuevos sentidos para la formación en el área de saludes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000855911pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem