A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Moellwald, Francisco Egger | pt_BR |
dc.contributor.author | Saraiva, Letícia Sório | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-13T01:50:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/93400 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho relaciono conceitos e elementos da Educação Matemática com os princípios orientadores da reestruturação curricular proposta pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Apoiada nas idéias de Skovsmose, referentes à perspectiva da educação matemática crítica, exponho a Modelagem Matemática como alternativa para as mudanças propostas pelo Governo do Estado. A partir do estudo realizado, considero a Modelagem Matemática uma estratégia pedagógica preocupada em contribuir para a formação da cidadania e das consciências política e social do educando. Além disso, ela se constitui como uma ferramenta alternativa para o professor de matemática enfrentar a reestruturação curricular proposta no documento estudado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study relates concepts and elements of Mathematics Education to the guiding principles of curricular restructuring proposed by the Rio Grande do Sul Secretary of Education. Supported by Skovsmose’s ideas concerning the critical mathematics education perspective, I defend Mathematical Modeling as an alternative to face the changes proposed by the State Government. The research carried out led me to consider Mathematical Modeling as a pedagogical strategy concerned in contributing to form the citizenship and political and social consciousness of the student. Furthermore, it represents an alternative tool for the math teacher to better face the curricular restructuring proposed in the document studied. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Critical mathematics education | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Polytechnic high school | en |
dc.title | A presença da educação matemática crítica e da modelagem matemática no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914209 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)