Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoraes, João Feliz Duarte dept_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2014-04-13T01:49:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/93375pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa qualitativa e de caráter longitudinal, com 16 discentes de um curso de licenciatura em matemática. A ideia principal desse estudo foi propiciar, ao grupo envolvido, a vivência em diferentes alternativas didático-pedagógicas e a partir delas, possibilitar a formação de um professor crítico, reflexivo, com experiência didática, desenvoltura e motivado a criar novas estratégias de ensino e aprendizagem na sua prática docente de matemática. Os objetivos foram identificar e analisar como seriam as aulas desses futuros docentes, e, a partir daí, elaborar, implementar e avaliar uma sequência didática, envolvendo conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento das capacidades docentes dos futuros professores de matemática. Neste trabalho, a fim de transpor o conhecimento teórico para o conhecimento prático, utilizamos os referenciais metodológicos da Engenharia Didática. A análise posterior dos dados evidenciou mudança no perfil de cada um dos envolvidos e relevou que essa sequência didática foi capaz de desenvolver e modificar os procedimentos didático-metodológicos desses futuros professores. Destacando-se assim, a importância da didática dentro das licenciaturas em matemática, relacionar conhecimento teórico e prático, a partir de diferentes situações didáticas com atuação ativa dos envolvidos para desenvolver o ensino de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research a qualitative and longitudinal, with 16 students of undergraduate Degree Mathematics. The main idea of this study was to provide, the group involved, the experience in teaching and pedagogical alternatives and from them to enable the formation of a teacher critical, reflective, with teaching experience, resourcefulness and motivated to create new strategies for teaching and learning in their teaching practice math. The objectives were to identify and analyze how these classes would be future teachers, and from there , develop , implement and evaluate an instructional sequence, involving theoretical and practical knowledge for the development of teaching skills of future teachers of mathematics. In this paper, in order to implement the theoretical knowledge to practical knowledge, we use the methodological Didactic Engineering. Further analysis of the data indicated change in the profile of each person involved, and relented instructional sequence that was able to develop and modify procedures didactic-methodological these future teachers. Thus highlighting the importance of teaching within undergraduate Degrees Mathematics, relate theoretical and practical knowledge from different teaching situations with an active role of those involved, to develop the teaching of mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMath teacher’s educationen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDidatica da matematicapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDidactic proposalen
dc.subjectConhecimento práticopt_BR
dc.subjectTheoretical and practical knowledgeen
dc.subjectConhecimento : Teoriapt_BR
dc.titleDidática da matemática : uma análise exploratória, teoria e prática em um curso de licenciaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples