Mostrar registro simples

dc.contributor.authorYamamoto, Oswaldo Hajimept_BR
dc.contributor.authorMenandro, Paulo Rogerio Meirapt_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorLoBianco, Anna Carolinapt_BR
dc.contributor.authorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.contributor.authorBueno, Jose Lino Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Maria do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2014-04-10T01:52:17Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0100-1965pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/91015pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a segunda versão do processo de avaliação dos periódicos brasileiros da área da psicologia, conduzida pela Comissão Editorial Capes-Anpepp. As demandas para a realização deste empreendimento, que teve a sua versão inicial realizada em 1999, são as seguintes: (a) qualificar os veículos científicos nos quais publicam pesquisadores brasileiros vinculados aos programas de pós-graduação em psicologia; (b) criar mecanismos para viabilizar a manutenção dos periódicos com melhor avaliação; (c) estabelecer parâmetros para o incremento da qualidade dos periódicos da área. Foram avaliados 51 periódicos da área citados nos relatórios dos programas de pós-graduação do período 1999-2000, usando uma ficha de avaliação contendo cinco conjuntos de itens (Normalização, Publicação, Circulação, Autoria e Conteúdo e Gestão editorial), acompanhada de instruções enviadas para os editores dos periódicos. Posteriormente, as fichas foram conferidas pela Comissão, gerando uma classificação de duas entradas, de Âmbito (Nacional/Local) e Qualidade (A/B/C). Os principais resultados indicam que houve uma perceptível melhora na classificação das revistas brasileiras da área, nos seus diversos aspectos. Questões vinculadas à avaliação e desafios para as novas etapas são discutidas.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper reports the second evaluation of Brazilian psychology journals carried out by the Editorial Committee CAPES-ANPEPP. The objectives of this evaluation, which started in 1999, were (a) to assess the journals Brazilian in which researchers affiliated to graduate courses in psychology usually publish, (b) to develop ways to support the best journals and (c) to establish parameters for the improvement of these journals. In the present assessment, 51 journals cited by the graduate programs reports in the period of 1999-2000 were evaluated. We used an Evaluation Form that consists of five sets of items (Normalization, Publication, Circulation, Authorship and Contents, and Editorial Management). The forms were completed by the editors and checked by the Committee. This instrument allowed to establish a ranking by circulation (National/Local) and quality (A/B/C) criteria. The main results showed that there was a remarkable improvement in the Brazilian journals compared to the first evaluation. Some questions related to the evaluation process itself and the challenges for the next steps are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência da informação. Brasília. Vol. 31, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 163-177pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectJournalsen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleAvaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000385353pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples