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dc.contributor.advisorScharcanski, Jacobpt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Pablo Roberlan Mankept_BR
dc.date.accessioned2014-04-05T01:55:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90448pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um novo método para o rastreamento e contagem de veículos em vídeos de tráfego urbano. Usando técnicas de processamento de imagens e de agrupamentos de partículas, o método proposto usa coerência de movimento e coerência espacial para agrupar partículas, de modo que cada grupo represente veículos nas sequências de vídeo. Uma máscara contendo os objetos do primeiro plano é criada usando os métodos Gaussian Mixture Model e Motion Energy Images para determinar os locais onde as partículas devem ser geradas, e as regiões convexas dos agrupamentos são então analisadas para verificar se correspondem a um veículo. Esta análise leva em consideração a forma convexa dos grupos de partículas (objetos) e a máscara de foreground para realizar a fusão ou divisão dos agrupamentos obtidos. Depois que um veículo é identificado, ele é rastreado utilizando similaridade de histogramas de cor em janelas centradas nas partículas dos agrupamentos. A contagem de veículos acontece em laços virtuais definidos pelo usuário, através da interseção dos veículos rastreados com os laços virtuais. Testes foram realizados utilizando seis diferentes vídeos de tráfego, em um total de 80000 quadros. Os resultados foram comparados com métodos semelhantes disponíveis na literatura, fornecendo, resultados equivalentes ou superiores.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a new method for tracking and counting vehicles in traffic videos. Using techniques of image processing and particle clustering, the proposed method uses motion coherence and spatial adjacency to group particles so that each group represents vehicles in the video sequences. A foreground mask is created using Gaussian Mixture Model and Motion Energy Images to determine the locations where the particles must be generated, and the convex shapes of detecting groups are then analyzed for the potential detection of vehicles. This analysis takes into consideration the convex shape of the particle groups (objects) and the foreground mask to merge or split the obtained groupings. After a vehicle is identified, it is tracked using the similarity of color histograms on windows centered at the particle locations. The vehicle count takes place on userdefined virtual loops, through the intersections of tracked vehicles with the virtual loops. Tests were conducted using six different traffic videos, on a total of 80.000 frames. The results were compared with similar methods available in the literature, providing results equivalent or superior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVehicle countingen
dc.subjectSimulacao : Trafegopt_BR
dc.subjectVehicle detectionen
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectInformatica : Transportespt_BR
dc.subjectVehicle trackingen
dc.subjectParticle clusteringen
dc.subjectVideo processingen
dc.subjectComputer visionen
dc.titleDetecção e contagem de veículos em vídeos de tráfego urbanopt_BR
dc.title.alternativeDetecting and counting vehicles in urban traffic video en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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