Testemunhas silenciosas : análise expográfica da Sala Farroupilha no Museu Julio de Castilhos
dc.contributor.advisor | Oliveira, Lizete Dias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Morates, Lucas Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-05T01:54:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/90430 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivos analisar os principais elementos expográficos e museográficos que compõem a sala Revolução Farroupilha no Museu Julio de Castilhos. A investigação, realizada sob a forma de abordagem qualitativa, através de análise de conteúdo, traça um panorama do desenvolvimento dos museus históricos, contextualizando o surgimento do Museu Julio de Castilhos e delineando os diferentes usos atribuídos aos objetos ao longo dos anos. Analisa os elementos que tornaram a Revolução Farroupilha o mito fundador da identidade sul-riograndense, e como esse mito é apresentado na exposição. O trabalho de análise, apoiado em referências teóricas, demonstra a importância em pensar a forma como os objetos são apresentados e organizados em uma exposição. Conclui observando que objetos, testemunhas silenciosas, podem ser utilizados para propagar valores elitistas ou serem objetos geradores de críticas e re-significados no presente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work aims at analyzing the main elements of expographic and museographic that comprises of Farroupilha room at Museum Julio de Castilhos. The research, carried out in the form of a qualitative approach, using content analysis, to this is tracing an overview of development of historic museums, contextualizing the emergence of the Museum Julio de Castilhos and outlining the different uses assigned to objects over the years. Analyze the factors that have made with Farroupilha Revolution the myth founder of Identity sul-riograndense, and how this myth is presented in the exposition. The work of analysis, supported by theoretical references, demonstrates the importance of thinking how the objects are presented and arranged in an exposition. Concludes by observing that objects, silent witnesses, may be used to propagate elitist values, or objects generators of criticism and resignified at present. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Museums | en |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Museum Julio Castilhos | en |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Expography | en |
dc.subject | Museu Júlio de Castilhos. | pt_BR |
dc.subject | Farroupilha exposition | en |
dc.subject | Revolução Farroupilha (1835-1845) | pt_BR |
dc.title | Testemunhas silenciosas : análise expográfica da Sala Farroupilha no Museu Julio de Castilhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000870819 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Museologia (153)