O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo
dc.contributor.advisor | Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Camila Alexandre da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-03T01:51:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/90312 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa algumas músicas do compositor Wilson Baptista no contexto da Revolução de 1930 até o fim do Estado Novo. Nesse período existiu uma intensa propaganda ideológica do Estado tomada por assuntos relacionados à identidade nacional e afirmações de características brasileiras de cunho nacionalista. O governo de Getúlio Vargas realizou uma virada na história política, econômica e social do país, tendo como uma das inúmeras estratégias, a remodelação do gênero samba. Nesse contexto, Wilson Baptista produziu tanto composições que exaltavam a malandragem como estilo de vida, bem como músicas que valorizavam o trabalhador urbano , portanto estavam alinhadas com a ideologia do Estado. Para compreendermos essa relação entre Estado e sambista, foram utilizados conceitos que elucidam questões relativas à formação de identidades nacionais e ao próprio conceito de Nação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper examines some of the music composer Wilson Baptista in the context of the Revolution of 1930 until the end of the Estado Novo . During this period there was an intense ideological state propaganda outlet for matters related to national identity and statements of Brazilian nationalist character features . The government of Getulio Vargas made a turn in political, economic and social history of the country , having as one of many strategies , the redevelopment of the samba . In this context , Wilson Baptista produced both compositions extolling trickery as lifestyle , as well as songs that valued the urban workers, and were aligned with the ideology of the state. To understand this relationship between state and samba , concepts that clarify issues relating to the formation of national identities and the very concept of nation were used. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Baptista, Wilson | pt_BR |
dc.subject | New state | en |
dc.subject | National identity | en |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Estado novo | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.title | O samba de Getúlio : a malandragem de Wilson Baptista e o projeto nacionalista do Estado Novo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914838 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (777)