Show simple item record

dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorTelles, Jardelpt_BR
dc.date.accessioned2014-04-01T01:52:09Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/90084pt_BR
dc.description.abstractProcuro no presente trabalho, investigar as contribuições da literatura de divulgação científica como recurso didático no ensino de química no Ensino Médio. Utilizando, para isso, a aplicação de dois títulos – Os botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história e A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos – em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio regular de uma escola pública de Porto Alegre durante os estudos das reações químicas. Atividades de leitura foram desenvolvidas, para, além de trabalhar conteúdo estabelecido, estabelecer uma cultura de leitura e introduzir um pouco de cultura científica ao cotidiano escolar. Com base nesta abordagem não tradicional, pôde-se evidenciar que as dinâmicas de leitura ajudam na interação aluno-professor, assim como o enriquecimento da cultura do alunado em termos científicos e uma melhor compreensão dos conceitos tradicionais através da história da ciência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleCultura, história e literatura como dispositivos de aprendizagem em química escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record