Navegação Ciências Sociais Aplicadas por Assunto "Games"
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Análise da influência dos personagens sobre a experiência de games narrativos : um estudo de caso de vínculos emocionais com o jogo portal
(2014) [Dissertação]A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como tema os personagens em games. Seu objetivo foi compreender a influência dos personagens sobre as emoções da experiência de jogo, levando em conta as questões relativas à ... -
Aprendizagem de métodos de design : estudo baseado na construção e validação de jogo de tabuleiro
(2019) [Tese]Sabe-se que a inovação está diretamente ligada ao aumento da competitividade e um caminho possível para se alcançar isso é o Design. A aprendizagem de métodos de Design que favoreçam e ampliem a inovação para equipes ou ... -
Botões em ritmo: uma visão comunicacional sobre a experiência técno-estética dos controles de videogames
(2021) [Tese]Esta tese tem por objetivo geral observar e compreender como diferentes sistemas de controle de jogos articulam e afetam a comunicação da experiência de jogo, a partir de suas materialidades físicas e das formas estéticas ... -
O flâneur híbrido : uma experiência urbana através do jogo Pokémon Go
(2018) [Dissertação]O objetivo geral desta dissertação é problematizar as relações entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o lazer no espaço público, mais especificamente, os jogos no espaço público. Observou-se que os jogos ... -
Performances de gênero nas relações entre jogadores e avatares : dinâmicas com o game Rust
(2017) [Dissertação]Essa dissertação traz como problema de pesquisa o modo como jogadores de jogos eletrônicos constroem sentidos sobre gênero e sexualidade através dos avatares. Para atender esse questionamento, partimos para uma abordagem ... -
Preferências de elementos da gamification e determinantes do engajamento de discentes de ciências contábeis
(2018) [Dissertação]O engajamento dos discentes é um dos assuntos em voga na Educação hoje em dia. Observa-se que os novos alunos possuem uma forma diferente de encarar o processo de aprendizagem, uma vez que o modelo tradicional ainda impõe ... -
Realidades em jogo: uma análise de conteúdos e dinâmicas de grupos bolsonaristas no Telegram, durante o período eleitoral de 2022
(2024) [Dissertação]O projeto de pesquisa investiga o uso político de elementos lúdicos da internet pela extrema-direita global, com foco nos movimentos QAnon nos EUA e no período final do governo de Jair Bolsonaro no Brasil. Observa-se que ... -
Representações sobre bibliotecas em games neomedievais
(2020) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a representação sobre bibliotecas em jogos de videogame com temática neomedieval. Para isso, utiliza como principais eixos teóricos a dualidade entre os campos hermenêutico e ...