Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar
dc.contributor.advisor | López Bello, Samuel Edmundo | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourt, Karliuza Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:20:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/8955 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo discute a possibilidade de qualificação profissional do professor de matemática por meio da análise de sua ação docente. São também analisadas as relações entre as ações do professor de matemática no exercício da prática pedagógica por projetos no sistema educacional e como tais ações contribuem para a (re)significação da prática docente, possibilitando a qualificação profissional. Temse, ainda, como perspectiva na análise dos dados, a importância da formação docente do licenciado em sua constituição como educador matemático, as possíveis implicações dessa formação na sua prática pedagógica e a integração entre os saberes didático-pedagógicos na ação docente como fator para qualificação profissional do professor de matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study discusses the possibility of professional qualification of Mathematics teachers through the analysis of their teaching action. The study also analyzes the relationships between the actions of Mathematics teachers when exercising the pedagogical practice of projects in the educational system and how those actions contribute towards the (re)signification of the teaching practice, thus enabling the professional qualification. As a perspective in data analysis, the importance of the teachers education for the constitution of Mathematics educators has also been considered, as well as possible implications of this education in the pedagogical practice, and the integration of didactical, pedagogical knowledge in the teaching action as a factor for the qualification of Mathematics teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogical practice | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teaching action | en |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Reflection on action | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professional education and qualification | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.title | Educação matemática por projetos : perspectivas e prática pedagógica no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000591807 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2007 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7290)Educación (2434)