Show simple item record

dc.contributor.advisorConter, Marcelo Bergaminpt_BR
dc.contributor.authorDaniel, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T01:50:20Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88895pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the use of sound as a communication strategy for brands and organizations. For such, we analyze three objects: the Nokia Tune ringtone, produced for the mobile company Nokia, the startup sounds of Windows and three radio spots that present the sound logo of Panvel. The theoretical reference revisits the concept about sound image, soundscape and refrain, considering its movements of deterritorialization and reterritorialization, as well as the role of language and the signs in this process. The idea proposed here implies in recognizing that the sound images produced by these sounds work as refrain functioning as sonic assemblages and are capable of producing territories of meaning about brands and organizations. From the analysis of the selected objects, we noted the importance of recognizing processes of actualization of the sound images, as much as how they differentiate from themselves from noise images. We also perceived the need to reflect on them considering the soundscapes in which they are inserted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSound imageen
dc.subjectIdentidade sonorapt_BR
dc.subjectSounden
dc.subjectMusicen
dc.subjectBrandingen
dc.titleTerritórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Alexandre Rocha dapt_BR
dc.identifier.nrb000912616pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record