Comunicação e esporte: as representações do futebol no site da Copa do Mundo 2014
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2013Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo identificar as representações do futebol, relacionado ao contexto da Copa do Mundo 2014, nas notícias publicadas no site oficial do evento, produzido pela FIFA. O estudo apresenta o desenvolvimento histórico do futebol, com o intuito de contextualizá-lo como produto social. A partir disso, discute a importância e a contribuição da comunicação na evolução do esporte, caracterizando-o como um produto midiático. Reflexões e conceitos relacionados aos processos ...
O presente trabalho tem como objetivo identificar as representações do futebol, relacionado ao contexto da Copa do Mundo 2014, nas notícias publicadas no site oficial do evento, produzido pela FIFA. O estudo apresenta o desenvolvimento histórico do futebol, com o intuito de contextualizá-lo como produto social. A partir disso, discute a importância e a contribuição da comunicação na evolução do esporte, caracterizando-o como um produto midiático. Reflexões e conceitos relacionados aos processos de representação, comunicação organizacional e sociedade da informação também são acionados. Tendo como metodologia a análise de conteúdo das notícias publicadas no site da Copa do Mundo 2014, a pesquisa evidencia as seguintes representações do futebol nesse contexto: 1) como agente de desenvolvimento e transformação; 2) como elemento identitário; 3) como emoção; 4) como negócio; e, por fim, 5) como espetáculo. Conclui-se, a partir dessas diferentes representações, que o futebol não se restringe ao campo esportivo, mas é parte integrante de diversos outros fenômenos sociais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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