As representações do gay nas revistas Junior e H Magazine
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa tem como objetivo verificar quais são as representações do homem gay veiculadas pelas revistas Junior e H Magazine. O estudo busca também refletir sobre as noções de identidade, processos identitários e representações. A metodologia conta com pesquisa bibliográfica e análise semiótica de imagens, empregada nas capas das referidas revistas. Como exercício complementar, realizou-se também uma entrevista, com o método de pesquisa com grupo focal. A revisão bibliográfica aprofundou te ...
Esta pesquisa tem como objetivo verificar quais são as representações do homem gay veiculadas pelas revistas Junior e H Magazine. O estudo busca também refletir sobre as noções de identidade, processos identitários e representações. A metodologia conta com pesquisa bibliográfica e análise semiótica de imagens, empregada nas capas das referidas revistas. Como exercício complementar, realizou-se também uma entrevista, com o método de pesquisa com grupo focal. A revisão bibliográfica aprofundou temas como: identidades, sexuais e de gênero; representações; mídia e segmentação de revistas – conceitos e reflexões utilizados para embasar a análise. Frente à multiplicidade de identidades possíveis do sujeito e, especificamente, do homem gay, os resultados indicam a escolha de uma representação específica a ser veiculada. Representação essa que, durante a realização da etapa complementar do estudo, foi apresentada aos entrevistados de modo a obter suas percepções a respeito. ...
Abstract
This research aims to determine which are the representations of gay men and Junior magazines circulated by H Magazine . The study also seeks to reflect on the notions of identity , identity processes and representations . The methodology relies on literature and semiotic analysis of images used on the covers of such magazines . As a complementary exercise, also held an interview with the method of focus group research . The literature review deepened topics such as identity , sex and gender , ...
This research aims to determine which are the representations of gay men and Junior magazines circulated by H Magazine . The study also seeks to reflect on the notions of identity , identity processes and representations . The methodology relies on literature and semiotic analysis of images used on the covers of such magazines . As a complementary exercise, also held an interview with the method of focus group research . The literature review deepened topics such as identity , sex and gender , representations , media and targeting of magazines - concepts and reflections used to support the analysis . Front of the multiplicity of possible identities of the subject and , specifically , the gay man , the results indicate the choice of a particular representation to be conveyed . Representation such that , during the second period of the study was presented to the respondents in order to obtain their perceptions about. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License