Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorHoernig, Elisa Pottpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-22T01:53:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88835pt_BR
dc.description.abstractA biblioteca escolar tem papel relevante na formação da competência informacional, sendo uma das primeiras instituições que podem auxiliar a desenvolver as habilidades informacionais a partir da orientação dos alunos sobre pesquisa escolar, seleção e critérios de avaliação de fontes, uso de normas, elaboração e apresentação de trabalhos na forma oral e escrita. Com o objetivo de analisar as atividades desenvolvidas na Biblioteca que contribuem para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Gomes Corrêa realizou-se este estudo utilizando-se entrevistas com os professores e as pessoas responsáveis pela biblioteca desta escola. Os dados foram analisados qualitativamente. Esta unidade de informação disponibiliza basicamente o serviço de empréstimo de livros e a hora do conto para os alunos do 1º ao 5º ano; seus serviços atualmente limitam-se ao empréstimo de materiais aos professores e alunos. Os resultados evidenciam que esta biblioteca poderia contribuir mais através de suas atividades para a formação da competência informacional dos alunos do Ensino Médio, se tivesse um plano anual de ação, participasse das reuniões pedagógicas e interagisse mais com os professores e com os alunos. Por fim, são sugeridas algumas ações a equipe diretiva com o objetivo de qualificar a biblioteca da escola: parcerias com a 28ª Coordenadoria de Educação e o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Realização de reuniões em conjunto com professores, atendentes de biblioteca, supervisão e equipe diretiva. Construção de um plano de ação para o desenvolvimento de atividades que visem à qualificação e diversificação dos serviços oferecidos pela biblioteca e auxiliem os alunos no desenvolvimento da competência informacional com consequente melhora nas atividades de pesquisa e de sua ação enquanto cidadão.pt_BR
dc.description.abstractThe school library has an important role in the formation of information literacy, one of the first institutions that can help to develop information literacy from the guidance of students on school research and selection criteria for evaluating sources, use of standards; preparation and presentation work in written and oral form. With the objective of analyzing the activities in the library that contribute to the formation of information literacy of high school students of State College Antônio Corrêa Gomes held this study using interviews with teachers and people responsible for this school library . The data were analyzed qualitatively. The results show that this library could contribute more through their activities for the training of information literacy of high school students, had an annual plan of action, attend the meetings and pedagogical interacted more with teachers and students. This unit provides information basically the loan service of books and storytelling to students from 1st to 5th grade; their services currently limited to loan materials to teachers and students. Finally, it suggests the management team some actions in order to qualify the school library, through partnerships with the 28th Coordination of Education and the State System of School Libraries Department of Education of the State of Rio Grande do Sul, holding meetings in conjunction with teachers, library assistants, supervision and management team, building an action plan for the development of activities aimed at upgrading and diversification of services offered by the library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool researchen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleConstruindo a competência informacional para o sucesso da pesquisa escolar: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples