Produção de fanzine e circulação de informação no movimento Anarcopunk no Brasil nos anos 1990: um estudo do Favo de Fel
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo busca contribuir para o diálogo interdisciplinar entre os campos da Comunicação e da Informação. Através da investigação de processos e artefatos de trocas simbólicas, busca compreender a relação entre comunicação e movimentos sociais, caracterizando as particularidades que se manifestam nesse contexto. Para isso, explora o universo dos fanzines no movimento anarcopunk, uma das manifestações da contracultura no Brasil. A partir da análise do fanzine Favo de Fel, propõe a identificaç ...
Este estudo busca contribuir para o diálogo interdisciplinar entre os campos da Comunicação e da Informação. Através da investigação de processos e artefatos de trocas simbólicas, busca compreender a relação entre comunicação e movimentos sociais, caracterizando as particularidades que se manifestam nesse contexto. Para isso, explora o universo dos fanzines no movimento anarcopunk, uma das manifestações da contracultura no Brasil. A partir da análise do fanzine Favo de Fel, propõe a identificação de algumas categorias comunicativas e informacionais significativas para o entendimento do fanzine no contexto dos movimentos sociais. Levanta, através da técnica de análise de conteúdo, os dados necessários para compor um conjunto de características representativas das estratégias comunicacionais e de performance informacional na composição, publicação e distribuição de fanzines. Reflexões sobre o impacto deste tipo de publicação no seio dos movimentos sociais são experimentadas. Prepara, igualmente, um terreno temático introdutório para outras investigações de caráter mais aprofundado no campo da motivação na aquisição de conhecimento, sobre procedimentos não convencionais de troca de informação e sobre autodidatismo. Conclui que os procedimentos levados a cabo pelos autores e leitores de fanzines desconstroem o modus operandi conservados pelos veículos convencionais de comunicação e nas instituições legitimadoras do aprendizado. Ao mesmo tempo, promovem, nos indivíduos, competências na aquisição de conhecimento que se revertem em capital de acesso à cidadania. ...
Abstract
This study seeks to contribute to the interdisciplinary dialogue between the fields of Communication and Information. Through the investigation of processes and artifacts of symbolic exchanges, it seeks to understand the relationship between communication and social movements, characterizing the particularities that appear in this context. For this purpose, it examines the universe of fanzines in the anarcho-punk movement, a manifestation of counterculture in Brazil. Through an analysis of the ...
This study seeks to contribute to the interdisciplinary dialogue between the fields of Communication and Information. Through the investigation of processes and artifacts of symbolic exchanges, it seeks to understand the relationship between communication and social movements, characterizing the particularities that appear in this context. For this purpose, it examines the universe of fanzines in the anarcho-punk movement, a manifestation of counterculture in Brazil. Through an analysis of the fanzine Favo de Fel ("Gall Honeycomb"), this paper proposes the identification of some communicative and informative categories which are important to the establishment of a representation of the fanzine in the context of social movements. It gathers (through content analysis) the data necessary to form a set of representative characteristics of communicational strategies and of informative performance in the composition, publication and distribution of fanzines. This study ponders the impact of this kind of publication on social movements. It also sets the stage for deeper investigations in the fields of motivation in knowledge acquisition, unconventional ways of exchanging information and autodidacticism. It concludes that the procedures carried out by authors and readers of fanzines deconstruct the modus operandi of conventional media and educational institutions. Besides, they promote abilities in knowledge acquisition that become a means of access to citizenship. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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