Show simple item record

dc.contributor.advisorJunqueira, Heloisapt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Leonardo Francopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-20T01:49:00Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88714pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, desenvolveu-se o estudo das concepções dos aprendentes, além da importância do jogo na construção do conhecimento e no ensino de Ciências. O estudo teve o objetivo de compreender a intencionalidade da relação ensinante-aprendente, através do processo de ensino-aprendizagem, em situações em que é propiciado o protagonismo (autoria e autonomia) do estudante. Diversos autores como Piaget e Vygotsky, tem ressaltado a importância das interações sociais para a aprendizagem e o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. A pesquisa seguiu o método qualitativo de análise de conteúdo de forma categorial e interpretativa. Os trabalhos foram desenvolvidos junto a 11 educandos da 7ª série do ensino fundamental na Escola Ana Maria Monteggia. Coletou-se diversos tipos de dados, como os registros de respostas a um questionário de sondagem dos conhecimentos prévios, representações do caminho percorrido pelo alimento no corpo em desenhos, registro das formas de participação em um jogo, no diário do educador, entre outros. Através de fragmentos de respostas e interpretação das atividades propostas aos estudantes, analisaram-se as diferentes concepções dos aprendentes quanto ao sistema digestório. Esta interpretação levou ao estudo dos níveis de formulação e dos patamares de integração das representações dos aprendentes (Giordan & Vecchi, 1996) ao longo da pesquisa. A descrição do jogo, de dinâmicas em grupo e das reações observáveis dos educandos possibilitou o entendimento da importância de trabalhar a zona de desenvolvimento proximal para o planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleAprendizagem em jogo: a intencionalidade do ensinante propiciando o protagonismo do aprendente.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914002pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record