Processos criativos: a criatividade sob o olhar da transdisciplinaridade
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo trata como se dão os processos criativos que fazem uso de diferentes vertentes da comunicação e do design, tendo o foco na solução inovadora. Procura-se explorar a possibilidade de criar um ambiente propício à criatividade e com maior qualidade do trabalho ao incorporar métodos criativos no dia a dia do profissional. Por meio de uma pesquisa exploratória, através de entrevistas em profundidade obter informações junto a profissionais da área de criação, marketing, comunicação, design ...
Este estudo trata como se dão os processos criativos que fazem uso de diferentes vertentes da comunicação e do design, tendo o foco na solução inovadora. Procura-se explorar a possibilidade de criar um ambiente propício à criatividade e com maior qualidade do trabalho ao incorporar métodos criativos no dia a dia do profissional. Por meio de uma pesquisa exploratória, através de entrevistas em profundidade obter informações junto a profissionais da área de criação, marketing, comunicação, design e inovação, para saber que tipo de processos e métodos estes indivíduos fazem uso e quais os possíveis resultados destas atividades. Para analisar estes fatores o estudo foi amparado em modelos de processo criativo trazidos pelo levantamento bibliográfico. Toda a análise levou em conta não apenas o lado profissional e de competências do indivíduo como seus aspectos culturais de relação com o mundo e com a criação. A partir desta análise e comparação com as teorias estudadas de autores como Fayga Ostrower e Bruno Munari foi possível constatar que os métodos de criação envolvem diferentes áreas de conhecimento. Quando estes são implementados no ambiente de trabalho levam o profissional a uma nova dinâmica no processo de trabalho, oportunizando a busca por soluções inovadoras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License