Ensino ou memória: (in)visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre / RS
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho apresenta um estudo sobre museus escolares no âmbito da cidade de Porto Alegre. Aborda, preliminarmente, duas acepções de museus nas escolas: o museu escolar criado como recurso pedagógico, no final do século XIX, e o museu escolar criado para um recente papel de abrigar a memória escolar. Considera como museu escolar um espaço da escola que guarda, conserva, pesquisa e expõe materiais diversos para utilização no ensino, bem como, artefatos, imagens e documentos vinculados à memór ...
Este trabalho apresenta um estudo sobre museus escolares no âmbito da cidade de Porto Alegre. Aborda, preliminarmente, duas acepções de museus nas escolas: o museu escolar criado como recurso pedagógico, no final do século XIX, e o museu escolar criado para um recente papel de abrigar a memória escolar. Considera como museu escolar um espaço da escola que guarda, conserva, pesquisa e expõe materiais diversos para utilização no ensino, bem como, artefatos, imagens e documentos vinculados à memória institucional. Possui como objetivo principal identificar, por meio de um levantamento, a existência de museus, memoriais e acervos da cultura material escolar na cidade. Investiga, através de visitas e entrevistas, elementos que os caracterizam. Reflete acerca das aplicações que tangenciam a função do museu escolar, conectadas ao ensino - de ciências e de história, e à memória da escola. Avalia de que maneira o museu e a escola vinculam o ensino e a memória em suas práticas. Permite ressaltar o papel do ensino presente nos museus escolares. Destaca a importância de compreender o diálogo entre Museologia e Educação na perspectiva do ensino e da história da educação e dos museus, através do patrimônio educativo. Aponta a relevância da pesquisa proposta, em relação ao mapeamento realizado, para novos estudos acerca do tema. ...
Abstract
This paper presents a study of school museums within the city of Porto Alegre. Preliminarily presents two definitions of museums in schools: school museum created as a teaching resource, in the late nineteenth century, and the school museum created for a recent paper of host the school memory. Considers school museum a place at school to guard, preserving, researching and exhibit various materials for use in teaching, as well as artifacts, pictures and documents related to institutional memory. ...
This paper presents a study of school museums within the city of Porto Alegre. Preliminarily presents two definitions of museums in schools: school museum created as a teaching resource, in the late nineteenth century, and the school museum created for a recent paper of host the school memory. Considers school museum a place at school to guard, preserving, researching and exhibit various materials for use in teaching, as well as artifacts, pictures and documents related to institutional memory. Has as main objective to identify, through a survey, the existence of museums, memorials and collections of material culture school in the city. Investigates, through visits and interviews, characteristic elements. Reflects on the applications that are tangent the function of the school museum, connected to education – of the Science and of the History, and to memory of the school. Assesses how well the museum and school linking education and memory in their practices. Allows to emphasize the role of education in the school museums. Highlights the importance of understanding the dialogue between Museology and Education in the perspective of the teaching and of the history of education and museums, through the educational heritage. Points to the relevance of the ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License