Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorFreitas, Antonio Luís Carvalho dept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:19:31Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8836pt_BR
dc.description.abstractAs discussões curriculares no Brasil que procuram estabelecer uma relação estreita entre currículo e sociedade são recentes, existindo há pouco mais de 40 anos. Nesta perspectiva, procuro refletir o que ocorre no debate curricular no ensino fundamental na rede de ensino de Gravataí/RS. O objetivo deste estudo é identificar quais são os conhecimentos desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, a partir das ações pedagógicas cotidianas. O problema da investigação é saber como são selecionados os conteúdos da Educação Física no ensino fundamental, seguindo uma perspectiva etnográfica. Dentre as considerações finais destaco, a coerência dos colaboradores desse estudo que, influenciados por sua formação inicial, dão preponderância ao ensino do esporte como conteúdo. Longe de serem alienados ou descomprometidos, ao selecionarem os conteúdos esportivos, os professores procuram dar sentido ao conhecimento fossilizado na cultura escolar que se encaixa perfeitamente com seus conhecimentos adquiridos na formação inicial.pt_BR
dc.description.abstractThe discussion about school program in Brazil, that try to create a narrow relation between them and society exist for more then 40 years. So, I try to refect what happen in the school program debate on fundamental teaching at Gravataí/ RS. The purpouse of this study is to identifywhat are the knowlodge developed by physical education, based on events that happen frequently. The problem is to know how physical education contemts are selected, following an ethnographic view. Among several conclusions, I stood out the serious importace that colaborators of this study, influenced by their initial formation, give to the sport as content. The teachers sought to give a meaning to the lost knowlodge in school culture without being lunatic or uncompromised when they select the sports contents. This meaning fit in their knowlodge gotten in the initial formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFundamental teachingen
dc.subjectPedagogic praticesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDesporto escolarpt_BR
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchool programen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleOs conteúdos escolares de Educação Física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000589731pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem