Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchwindt, Luiz Carlos da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDonadel, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-12T01:50:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88327pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga o estatuto de palavra a partir da análise da palavra gráfica. Por meio da investigação de casos de hipo e hipersegmentações, respectivamente concerteza e da quela, procuramos observar o que está por trás da distribuição dos espaços em branco em um texto. Tais segmentações alternativas podem ser oriundas do conceito de palavra que subjaz a palavra gráfica e seriam indicativas dos expedientes de que um escrevente lança mão nessa decisão. Muitos pesquisadores já investigaram segmentações não convencionais (Silva, 1991; Abaurre, 1991; Cunha, 2004, 2010a, 2010b; Tenani, 2004, 2008, 2010, 2011; Capristano, 2007; Cunha & Miranda, 2005, 2007, 2009; Miranda, 2008, 2012; Chacon, 2004, 2005, 2006; entre outros). Nesses trabalhos, há uma tendência bastante marcada por aproximar a escrita da fala e analisar dados de segmentações equivocadas pelo viés da Fonologia Prosódica (cf. Nespor & Vogel, 1986). Esta pesquisa diferencia-se dos trabalhos sobre a escrita (i) por não assumir como seu objeto a escrita, mas apoiar-se na palavra gráfica a fim de observar o estatuto de palavra; (ii) pelo nível de escolaridade dos informantes (Ensino Médio); e (iii) por não avaliarmos apenas os constituintes prosódicos, mas a complexa relação entre competência linguística e norma gramatical. O predomínio de hipersegmentações nos dados coletados guia nossa reflexão sobre o percurso da escrita e a concepção de palavra subjacente à palavra gráfica. Propomos interpretar a escrita como um processo que se movimenta da fala (língua) para a norma, o que implica uma concepção de palavra que perpassa todos os níveis da gramática e que também se define por assentamentos da ordem da língua escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the status of the word from the analysis of the graphical word. Through the investigation of cases of hypo and hypersegmentation, “concerteza” (surely) and “da quela” (that), respectively, we try to observe what is behind the distribution of the blank spaces in a text. Such alternative segmentations can be derived from the concept of word that underlies the graphical word and would be indicative of the expedients a writer disposes of in that decision. Many researchers have investigated unconventional segmentations (Silva, 1991; Abaurre, 1991; Cunha, 2004, 2010a, 2010b; Tenani, 2004, 2008, 2010, 2011; Capristano, 2007; Cunha & Miranda, 2005, 2007, 2009; Miranda, 2008, 2012; Chacon, 2004, 2005, 2006; among others). In these works, there is a very marked tendency to approximate writing to the speech and analyze mistaken segmentations data by the bias of Prosodic Phonology (as Nespor & Vogel, 1986). The present research differs from other works on writing since (i) the writing is not its study object, but it relies on the graphical word in order to observe the status of the word; (ii) because of the educational level of the informants (High School); and (iii) considering that it does not only evaluate the prosodic constituents, but the complex relationship between linguistic competence and grammar rules. The predominance of hypersegmentation on the collected data guides our ponderation on the course of writing and on the conception of word which underlies the graphical word. We propose to interpret writing as a process that moves from speech (language) to the norm, which implies a conception of the word that permeates all levels of grammar and also defines itself by settlements of the order of the written language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorden
dc.subjectPalavrapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectGrammaren
dc.subjectNorma linguísticapt_BR
dc.subjectNormen
dc.titleAs palavras dentro da palavra : segmentações não convencionais na escrita de estudantes do ensino médio e sua relação com o estatuto de palavrapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000906477pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples