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dc.contributor.advisorUberti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorLimas, Scheyla Cristina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88162pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa teve por objetivo compreender a forma pela qual ocorre a experimentação das relações de poder entre professor e aluno em sala de aula, bem como analisar os efeitos desse poder desde o ponto de vista de sua produtividade, isto é, o que produz de efeito de subjetividade no processo de escolarização. Busca, assim, fazer uma análise de discurso tal como proposto por Michael Foucault, tomando como material de análise as respostas de uma entrevista dirigida a professores e o diário de campo do monitor de disciplina de uma escola de Porto Alegre. De acordo com os estudos foucaultianos as relações de poder implicam resistência, pois os sujeitos apresentam diferentes reações diante dos mecanismos de poder. A partir do presente estudo, considerando os limites dessa pesquisa, foi possível perceber que as relações de poder geram a indisciplina, na medida que os mesmos mecanismos que se estabelecem para subjetivar os alunos são os que despertam a resistência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação de poderpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleDisciplinamento e subjetivação : análise das relações de poder na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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