Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRangel, Annamaria Pífferopt_BR
dc.contributor.authorEvangelista, Ketulen Dietzpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-06T01:49:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88161pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso analisa reações de estranhamento causadas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, diante do uso de jogos e dinâmicas de grupo no processo de ensino-aprendizagem. A realização de abordagens lúdicas como jogos e dinâmicas em grupo é defendida por muitos autores (Fortuna e Callois) como sendo facilitadora da aprendizagem, além de ser um importante aliado para o desenvolvimento cognitivo e psicológico humano. A motivação para o estudo surgiu durante o estágio supervisionado com uma turma de EJA em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre. No trabalho são analisadas tais reações, positivas e negativas, com apoio do referencial teórico, tendo como base empírica registros do diário de classe, de observações da turma e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três estudantes. Em sala de aula, foi percebido que, diante de abordagens lúdicas, especialmente jogos, os estudantes demonstravam reações negativas. Tal atitude pode ser interpretada por eles, segundo Fortuna (2001), como falta de seriedade e desocupação. No entanto, nas entrevistas, manifestaram-se a favor do lúdico em sala de aula, contradizendo o que foi observado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.title“Volto quando a brincadeira terminar": o estranhamento do lúdico na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911325pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem