Mostrar el registro sencillo del ítem
"Hoje é dia de...?": atividades permanentes em turmas de alfabetização
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Salva, Marina Quadrado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88155 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa situa-se no campo da educação, com foco na área da alfabetização, e seu principal objetivo é identificar atividades permanentes em planejamentos para turmas de 1º e 2º anos – desenvolvidos por alunas do curso de Pedagogia durante o estágio obrigatório – e analisar seus usos e funções em tais práticas pedagógicas. O referido estágio foi realizado em escolas públicas situadas no município de Porto Alegre no primeiro semestre do ano de 2013. A investigação caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado a partir de duas estratégias metodológicas: entrevistas com sete professoras-estagiárias e análise documental dos seus respectivos Diários de Classe. Como aporte teórico, utilizam-se os estudos de Delia Lerner para tratar das atividades permanentes e do papel da leitura e da escrita em sala de aula e de Luciana Piccoli e Patrícia Camini para abordar alfabetização, planejamento e práticas pedagógicas. Após a identificação das atividades permanentes, as mesmas foram agrupadas em quatro eixos de análise, a partir das funções que exerciam: práticas de leitura e produção de textos, atividades de alfabetização inicial, atividades de organização da rotina e atividades de fruição. Tais análises apontam que as atividades permanentes são diversas e possuem múltiplos usos e funções que dependem do contexto em que estão inseridas, isto é, das características da turma, dos objetivos da prática pedagógica, do ambiente da sala de aula, entre outros aspectos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Atividade | pt_BR |
dc.title | "Hoje é dia de...?": atividades permanentes em turmas de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911199 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)