Formação de professores e a construção de objetos educacionais no âmbito educomunicativo: fundamentos e possibilidades
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Adriana Ferraz dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88139 | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de tecnologias digitais na educação vem ganhando espaço nas instituições de ensino, que buscam a modernização tecnológica de seus espaços e processos educativos. Mas para fazer um bom e correto uso destas tecnologias, não basta apenas informatizar os processos e espaços educativos, modernizando-os. É preciso, sobretudo, qualificar os profissionais que atuam na área da educação para que se disponha em sala de aula de educadores aptos e devidamente capacitados no fazer didático-pedagógico tecnológico. A partir desta problemática, os objetivos deste trabalho buscam analisar os objetos educacionais produzidos em uma disciplina eletiva da UFRGS, cuja temática aborda o uso de mídias e tecnologias digitais em espaços escolares, a fim de compreender a apropriação dos professores em formação dos conceitos abordados, além de refletir sobre a potencialidade pedagógica da Educomunicação na autoria de objetos educacionais e problematizar a formação de professores a partir dos usos de tecnologias digitais. As abordagens teóricas apresentam os referenciais pertinentes ao estudo, sendo a teoria da Educomunicação, por Ismar Soares, a principal referencia. A metodologia contempla um diagnóstico dos objetos educacionais com base em categorias analíticas formuladas em torno dos conceitos envolvidos. O resultado das análises sugere um significativo engajamento dos alunos para com as propostas da disciplina e a apropriação satisfatória dos principais conceitos e princípios da Educomunicação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Formação de professores e a construção de objetos educacionais no âmbito educomunicativo: fundamentos e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911578 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1414)