Formação de professores e a construção de objetos educacionais no âmbito educomunicativo: fundamentos e possibilidades
Fecha
2013Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O uso de tecnologias digitais na educação vem ganhando espaço nas instituições de ensino, que buscam a modernização tecnológica de seus espaços e processos educativos. Mas para fazer um bom e correto uso destas tecnologias, não basta apenas informatizar os processos e espaços educativos, modernizando-os. É preciso, sobretudo, qualificar os profissionais que atuam na área da educação para que se disponha em sala de aula de educadores aptos e devidamente capacitados no fazer didático-pedagógico t ...
O uso de tecnologias digitais na educação vem ganhando espaço nas instituições de ensino, que buscam a modernização tecnológica de seus espaços e processos educativos. Mas para fazer um bom e correto uso destas tecnologias, não basta apenas informatizar os processos e espaços educativos, modernizando-os. É preciso, sobretudo, qualificar os profissionais que atuam na área da educação para que se disponha em sala de aula de educadores aptos e devidamente capacitados no fazer didático-pedagógico tecnológico. A partir desta problemática, os objetivos deste trabalho buscam analisar os objetos educacionais produzidos em uma disciplina eletiva da UFRGS, cuja temática aborda o uso de mídias e tecnologias digitais em espaços escolares, a fim de compreender a apropriação dos professores em formação dos conceitos abordados, além de refletir sobre a potencialidade pedagógica da Educomunicação na autoria de objetos educacionais e problematizar a formação de professores a partir dos usos de tecnologias digitais. As abordagens teóricas apresentam os referenciais pertinentes ao estudo, sendo a teoria da Educomunicação, por Ismar Soares, a principal referencia. A metodologia contempla um diagnóstico dos objetos educacionais com base em categorias analíticas formuladas em torno dos conceitos envolvidos. O resultado das análises sugere um significativo engajamento dos alunos para com as propostas da disciplina e a apropriação satisfatória dos principais conceitos e princípios da Educomunicação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37851)Tesinas Pedagogía (1414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License