Experiências docentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência : possíveis marcas na constituição das professoras
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a formação docente na contemporaneidade e seus entrelaçamentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. As motivações para a escolha e desenvolvimento da pesquisa estão relacionadas à inserção da investigadora com o PIBID durante a graduação. A partir das narrativas de algumas bolsistas egressas, a investigação se propôs a buscar as possíveis marcas da formação vivenciadas no Programa e discutir em que medida o Projeto colaborou na formação dessas ...
Este trabalho aborda a formação docente na contemporaneidade e seus entrelaçamentos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID. As motivações para a escolha e desenvolvimento da pesquisa estão relacionadas à inserção da investigadora com o PIBID durante a graduação. A partir das narrativas de algumas bolsistas egressas, a investigação se propôs a buscar as possíveis marcas da formação vivenciadas no Programa e discutir em que medida o Projeto colaborou na formação dessas professoras. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza como um estudo de caso, pois se trata de um grupo delimitado a ser investigado. O recurso utilizado para a empiria foi a entrevista semiestruturada com questões que orientaram a investigação. Os parceiros teóricos que apoiaram o estudo são: Antônio Nóvoa e Maria Helena Cavaco sobre formação docente e sobre docência compartilhada foram importantes as leituras de Traversini; Xavier; Rodrigues; Dalla Zen e Santos. Os resultados da pesquisa indicam que o Projeto deixou marcas na formação dessas professoras, entre elas, o desenvolvimento da autonomia, o valor das atividades de cunho formativo, especialmente considerando as aproximações da temática indígena, e a docência compartilhada como um apoio e reconhecimento da eficiência dessa prática em sala de aula. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License