(In) Disciplina em sala de aula : reflexões acerca do desenvolvimento moral
View/ Open
Date
2013Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) discipli ...
Este trabalho consiste em uma reflexão acerca da temática (in) disciplina em sala de aula a partir dos pesquisadores Julio Groppa Aquino, Yves de La Taille, Piaget, entre outros, que abordam (in) disciplina numa perspectiva de desenvolvimento moral, ou seja, uma construção das etapas da anomia, heteronomia e autonomia. Para tal fim, foi realizado um estudo de caso a partir de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental problematizando a seguinte questão de pesquisa: Como compreender (in) disciplina a partir da Epistemologia Genética Piagetiana? O objetivo do estudo foi analisar (in) disciplina a partir da construção moral do aluno. Os comportamentos considerados (in) disciplinados foram levantados a partir do olhar da pesquisadora e foram selecionados através dos registros do Diário de classe e relatório final de estágio. Cumpre notar que, nesse trabalho, é considerada (in) disciplina as ações morais executadas pelo aluno e que estão em desacordo com as regras impostas ou construídas coletivamente. Foram analisados três casos e observou-se que os comportamentos considerados (in) disciplinados refletiam um nível de desenvolvimento moral, no qual os alunos não conseguiam seguir as regras em sala de aula. Assim, o presente estudo tem o intuito de contribuir com os professores do Ensino Fundamental através de sugestões de atividades que visam desafiar o aluno em sua construção moral. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License