Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.contributor.authorMelgarejo, Eunice Zolinpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:40Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88091pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar efeitos e implicações de um projeto pedagógico que ocorre no contraturno escolar, em classes de alfabetização de uma escola municipal de Porto Alegre. Tal projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com a finalidade de instituir a proposta de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Para a referida análise, foram realizadas observações em duas turmas do ensino regular e no espaço pedagógico do próprio projeto. Uma das turmas de ensino regular observada tem como regente a professora responsável pelo projeto; a outra tem como titular outra professora do corpo docente da escola, a qual tem alunos frequentando o citado projeto. Os resultados apontam para o fato de que tal proposta, tal como está sendo desenvolvida, vem alcançando bons resultados relativos às aprendizagens das crianças por vários fatores, entre os quais: ambiente alfabetizador atraente e didática produtiva; entretanto, constata-se que sua abordagem teórico-metodológica precisa ser estendida para as salas de aula de ensino regular.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.titleEfeitos e implicações de um projeto pedagógico em classes de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000910497pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Integral Integradapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem