Letralândia : uma proposta de alfabetização-letramento do programa de educação integral da rede municipal de Porto Alegre
Fecha
2013Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência do ...
Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de alfabetização e letramento, aliadas a jogos e brincadeiras desenvolvidos em um projeto de Educação Integral em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, repercutiram no avanço de hipóteses de escrita de alunos ditos com dificuldades no processo inicial de alfabetização, integrantes do projeto durante o ano letivo de 2012. Os dados foram coletados através de questionário estruturado respondido por todas as professoras-referência dos alunos participantes do projeto, questionário estruturado respondido por um grupo de alunos participantes do projeto e por meio de sondagens psicogenéticas e da análise de pareceres junto ao Serviço de Supervisão Escolar. Os resultados demonstraram que tal experiência promoveu avanços nas hipóteses de leitura e escrita dos alunos em questão, elevando qualitativamente seu rendimento escolar. ...
Abstract
This paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and ...
This paper aims to analyze how the literacy practices combined with games and fun activities developed in a project of a full-time Education in a public school in Porto Alegre reflected the improvement of writing hypotheses of students said the difficulties in the initial literacy process, members of the project in the 2012 school year. Data were collected through a structured survey which was answered by all the teachers of the project participant students, by some of the involved students and through psychogenetic polls and analysis along with the School Supervision. The results demonstrated that such an experience promoted the advance in the event of reading and writing to students in question, raising qualitatively academic performance. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral Integrada.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License