Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Caussi, Jéssica Reck | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-01T01:54:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88077 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca explorar o conceito de docência compartilhada e, para tanto, investiga as experiências de alunos-estagiários da sétima etapa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre/ RS.O interesse por essa temática surgiu da experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da pesquisadora, realizado na perspectiva de docência compartilhada com a professora titular. A questão norteadora da pesquisa ficou elaborada da seguinte maneira: Que características da relação entre estagiários e professores titulares podem contribuir para a (re) configuração do conceito e das dimensões e complexidade da docência compartilhada? A partir dela foi possível realizar os objetivos deste estudo, dentre eles, conhecer as dimensões e a complexidade das relações entre estagiários e professores titulares e explorar, problematizar e ampliar o conceito de docência compartilhada. Esta tarefa foi realizada a partir de entrevistas e das análises das narrativas dos sujeitos pesquisados. A fundamentação teórica encontrada para o presente estudo teve por base, inicialmente, a docência compartilhada articulada às demandas da educação inclusiva. Ao longo da pesquisa, estendeu-se para a docência compartilhada entre dois ou mais educadores, tendo em vista a qualificação do trabalho de ambos e com os alunos, fora da perspectiva inclusiva, a partir das contribuições de LOPES; COSTA (2008), TRAVERSINI; RODRIGUES; FREITAS (2007), FERNANDES; TITTON (2008). Dentre as principais conclusões deste estudo temos que, para que se configure a docência compartilhada entre professores e estagiários, não é preciso que estes sujeitos estejam o tempo todo juntos coordenando o trabalho na sala de aula. Além disso, que a escuta e o planejamento elaborado a partir de diálogos e trocas entre eles, são de grande importância para o reconhecimento e caracterização da docência compartilhada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Docência compartilhada nos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000912077 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License