Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral
dc.contributor.advisor | Vivian, Danise | pt_BR |
dc.contributor.author | Borba, Jairo Eduardo Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-01T01:54:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88070 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de uma pesquisa que aborda o assunto da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Busca identificar a construção de práticas pedagógicas autônomas no âmbito escolar dentro de uma perspectiva de educação integral, e, para tal fim, analisa dois projetos desenvolvidos numa escola municipal situada na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS, a saber: Contação de Histórias e Oficina de Robótica, inseridos no programa “Cidade Escola”, um programa municipal de ampliação da jornada escolar que é desenvolvido no turno da tarde. Utilizando os conceitos de autonomia em Paulo Freire e Kant, que combinam liberdade de ação, reflexão, uso da razão, diálogo e solidariedade, a pesquisa apontou para a articulação de tempos e espaços ampliados comprometidos com a inclusão e emancipação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000910169 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação Integral Integrada | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)