Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Cibelle Hoffmannpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:28Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88068pt_BR
dc.description.abstractAncorada no campo da Linguagem, esta pesquisa pretende investigar quais são as marcas das aprendizagens – de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre – relacionadas às habilidades de competência metalinguística, envolvidas na alfabetização, a partir das análises de textos orais e escritos das cantigas de roda. Esta investigação utiliza o conceito central de competência metalinguística que consiste em um conjunto de várias habilidades, tais como: consciência fonológica, consciência semântica, consciência sintática e consciência pragmática, que permitem ao sujeito raciocinar sobre o próprio uso que faz da língua. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir de três sessões de análise metalinguística, gravadas por meio audiovisual, em que foram planejadas situações didáticas que envolveram as consciências fonológica e sintática. A análise dos materiais empíricos possibilitou a construção de dois eixos. Primeiramente, são apresentadas as habilidades associadas à consciência fonológica e a importância dessas para o processo de construção do sistema de escrita alfabética. No segundo eixo, são analisadas algumas situações de leitura e ordenação de versos que permitiram aos alunos lançarem mão de habilidades de consciência sintática. As considerações apontam que os alunos lançam mão de várias habilidades metalinguísticas conjuntamente e destacam a produtividade de situações pedagógicas através da exploração de textos orais e escritos das cantigas de roda para promover conhecimentos sobre o funcionamento da escrita.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectConsciência linguísticapt_BR
dc.titleCantando também se aprende : uma análise das habilidades de competência metalinguística envolvidas na exploração de textos orais e escritos de cantigas de rodapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem