Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Bittencourt dept_BR
dc.date.accessioned2014-03-01T01:54:27Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88067pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a relevância de aprofundar aspectos referentes à atividade docente voltada para a Educação Infantil, este trabalho visa a apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar de que forma se manifestam sentimentos de prazer e desprazer nas vivências de professoras atuantes nesta área de ensino e quais são, segundo a sua percepção, as implicações desses sentimentos nas suas práticas pedagógicas. Cabe ressaltar que prazer e desprazer são abordados enquanto sentimentos pertencentes ao sujeito que surgem a partir de situações externas – nesta pesquisa consideradas as que são estritamente relacionadas ao âmbito do trabalho -, sem desconsiderar sua dimensão subjetiva. Estudos sobre formação e identidade profissional, a partir de MOITA (1995) e NÓVOA (1995) e trabalho interativo, a partir de TARDIF (2009), dão suporte teórico à investigação. Os dados foram produzidos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professoras atuantes nas diferentes redes de ensino – federal, estadual, municipal e privada - da cidade de Porto Alegre (RS) que oferecem Educação Infantil em suas instituições. Os resultados apontam que os sentimentos de prazer e desprazer se manifestam basicamente nas relações de interação com os sujeitos participantes do âmbito em que as entrevistadas atuam (alunos, colegas de trabalho e famílias) e têm implicações diretas nas práticas pedagógicas, contudo os sentimentos de prazer acabam por sobrepor-se aos sentimentos de desprazer quando surgem como motivação para que as professoras permaneçam atuando na Educação Infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titlePrazeres e desprazeres da docência na educação infantil : vivências e singularidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples