M-ROAMIN : um modelo para representação de objetos de aprendizagem multimodais interativos
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Data
2013Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O acesso aos conteúdos educacionais pode ser realizado usando diferentes tecnologias tais como, o computador, a Internet, os dispositivos móveis, TV interativa, entre outras, cada qual com diferentes restrições e, principalmente, potencialidades. Diante dessas possibilidades de acesso ao conteúdo educacional, deve-se atentar para a elaboração de conteúdos que possam ser acessados por diferentes meios, independente de local ou situação, visando à mobilidade e interatividade do conteúdo. As tecno ...
O acesso aos conteúdos educacionais pode ser realizado usando diferentes tecnologias tais como, o computador, a Internet, os dispositivos móveis, TV interativa, entre outras, cada qual com diferentes restrições e, principalmente, potencialidades. Diante dessas possibilidades de acesso ao conteúdo educacional, deve-se atentar para a elaboração de conteúdos que possam ser acessados por diferentes meios, independente de local ou situação, visando à mobilidade e interatividade do conteúdo. As tecnologias e o advento da Internet permitiram a educação ubíqua e o surgimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mas alguns problemas surgem quando o usuário não está conectado. Nesse contexto, esta tese apresenta um modelo para representação de OAs, utilizando diferentes recursos, inclusive a mídia impressa como um meio alternativo de interação e/ou entrada para outros dispositivos com o objetivo de favorecer a aprendizagem, mesmo quando o usuário não possuir uma conexão ativa ou equipamento digital à sua disposição. Como alternativa de integração de recursos criou-se o modelo M-ROAMIN (Modelo para Representação de Objetos de Aprendizagem Multimodais Interativos) voltado para a materialização de OAM usando a tecnologia de códigos 2D e aplicação dos princípios da Aprendizagem Multimídia, bem como requisitos para elaboração de conteúdo instrucional, o qual pode ser utilizado no ensino a distância ou presencial. Metadados foram analisados para representar o OAM do modelo e regras foram criadas com o intuito de facilitar a materialização do conteúdo de acordo com a necessidade e meio de acesso. Ao finalizar as etapas de desenvolvimento das aplicações e materialização do OAM, o modelo foi validado com turmas de Graduação e Ensino Médio. Os resultados obtidos nos experimentos indicam os benefícios do modelo como alternativa para facilitar o acesso ao conteúdo educacional com mobilidade e interatividade. ...
Abstract
The access to educational content can be performed using different technologies such as the computer, the Internet, mobile devices, interactive TV, among others, each with different restrictions and potential. Considering these possibilities of access to educational content, should to develop contents that can be accessed by different means, independent of place or situation, aiming to mobility and interactivity content. The technologies and the advent of Internet enabled ubiquitous education a ...
The access to educational content can be performed using different technologies such as the computer, the Internet, mobile devices, interactive TV, among others, each with different restrictions and potential. Considering these possibilities of access to educational content, should to develop contents that can be accessed by different means, independent of place or situation, aiming to mobility and interactivity content. The technologies and the advent of Internet enabled ubiquitous education and the emergence of virtual learning environments, but some problems arise when the user is not logged. In this context, this thesis presents a model for representing LO, using different resources, including printed media as an alternative means of interaction and / or other input devices to provide learning, even when the user does not have an active connection or equipment digital at your disposal. Thus created the model M-ROAMIN (Model of Representation of Multimodal Interactive Learning Objects) for to facilite the materialization of Multimodal LO using 2D codes technology and the principles of Multimedia Learning, as well as requirements for preparation of instructional content, which can be used in distance learning or classroom learning. Metadata were analyzed to represent the LO model and rules were created in order to facilitate the representation of content in different technologies. At the end of the stages of development of applications and materialization of LO, the model was validated with classes Undergraduate and High School. The results obtained in experiments provide indicators of benefits in using the model as an alternative to facilitate access to content with mobility and interactivity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
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