Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres-MT : a prática docente em discurso
Fecha
2014Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta Tese tem como objeto de pesquisa o discurso dos sujeitos-professores de Língua Portuguesa das escolas da rede estadual de ensino do município de Barra do Bugres – MT. Embasado no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, este estudo realizou um diálogo entre Educação e Análise de Discurso, convocando autores desses dois campos disciplinares: Pêcheux (2008; 2009; 2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Cora ...
Esta Tese tem como objeto de pesquisa o discurso dos sujeitos-professores de Língua Portuguesa das escolas da rede estadual de ensino do município de Barra do Bugres – MT. Embasado no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux, este estudo realizou um diálogo entre Educação e Análise de Discurso, convocando autores desses dois campos disciplinares: Pêcheux (2008; 2009; 2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). A pesquisa de campo ocorreu entre 2011 e 2012, em 12 instituições de ensino da rede estadual desse município, com os 24 professores das escolas, designadas como: centrais, periféricas, distritais, em assentamento rural, em Terra Indígena e remanescente de quilombo. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, orais e transcritas, constituiu-se o corpus para análise discursiva, com o intuito de mostrar efeitos de sentidos nos discursos produzidos por esses sujeitos-professores, a respeito de suas práticas pedagógicas nessas localidades. Na análise realizada, foram ressaltados os conceitos de língua, sujeito, discurso, condições de produção, intradiscurso, interdiscurso, efeito de sentidos, formações imaginárias, pré-construído, formação discursiva e heterogeneidades. Os efeitos de sentidos encontrados apontaram a sentidos identitários do sujeito-professor, concernentes ao seu percurso profissional e a sua prática docente de Língua Portuguesa na atualidade, sob as condições dos referidos contextos. Nessas análises, os temas da diversidade, da formação continuada e do currículo mostraram-se recorrentes, os quais apontaram a efeitos de sentidos diversos. Quanto ao tema da diversidade, um efeito de tolerância surtiu nas falas desses sujeitos; já o efeito de adesão, foi manifestado, principalmente, entre os professores de situação funcional instável no que concerne à formação continuada; e os discursos sobre o currículo, indicaram um efeito de continuidade, visto que os conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula eram advindos, principalmente, da formação continuada. Por meio desses temas, foi possível compreender como o sujeito-professor de Língua Portuguesa das escolas estaduais do município de Barra do Bugres se inscreveu no discurso pedagógico e o ressignificou. Finalmente, no que concerne aos projetos realizados nessas escolas, verificou-se que esses fazem parte da história dos sujeitos na instituição, passando a figurar na memória discursiva pedagógica. ...
Abstract
This doctoral dissertation has as research object the discourse of subjects-teachers of Portuguese of state schools from Barra do Bugres – MT. Based on the theoretical and methodological references of French Discourse Analyses initiated by Michel Pêcheux, this study is about the discourse of Education and Discourse Analysis, based on the following authors: Pêcheux (2008;2009;2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). The research was ...
This doctoral dissertation has as research object the discourse of subjects-teachers of Portuguese of state schools from Barra do Bugres – MT. Based on the theoretical and methodological references of French Discourse Analyses initiated by Michel Pêcheux, this study is about the discourse of Education and Discourse Analysis, based on the following authors: Pêcheux (2008;2009;2010), Orlandi (2002; 2007; 2012), Mutti (2010; 2011; 2012), Coracini (2003; 2011), Nóvoa (2009; 2011). The research was done in 2011 and 2012, having 24 teachers in twelve state schools placed in: central, peripheral, county, rural area, indigenous land and quilombo. Through semi structure oral and transcript interviews, was constituted the corpus for the discourse analysis intending to show the meaning effects in the discourses of the subjects-teachers, relating to their pedagogical practices in these institutions. In the analyses was highlighted the concept of language, subject, discourse, production conditions, intra-discourse, inter-discourse, meaning effects, imaginary formation, pre-constructed, discourse formation and heterogeneities. The meaning effects found led to identity meanings of the subjects-teachers, concerning their professional trajectories and practices as Portuguese teachers nowadays, under the conditions of the referred context. In these analyses, the issue on diversity, continuous formation, and curriculum was recurrent, which pointed to various meaning effects. Relating to the diversity issue, a tolerance effect was found in the speech of the subjects; yet the adhesion effect was showed up mainly among the teachers in unstable working condition concerned to continuous formation; and the discourses about curriculum indicated a continuity effect, since the curriculum contents seen in the classroom have come mainly from the continuous formation. Through these issues was possible to comprehend as the subjects-teachers of Portuguese in state schools of Barra dos Bugres applied the pedagogical discourse and re-meant it. At last concerning the projects done in the schools, was verified that they are part of the history of some subjects of these institutions becoming a pedagogical discourse memory. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)Educación (2530)
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