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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Danielle Simõespt_BR
dc.date.accessioned2014-02-27T01:51:05Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87835pt_BR
dc.description.abstractAs empresas que desejam crescer e se manter atuantes necessitam apresentar um Planejamento Estratégico com Indicadores de Desempenho como uma ferramenta eficaz frente às oscilações de mercado e à alta competitividade. O investimento em automação se encontra em plena expansão e empregar metas e estratégias seguras nesse meio será o diferencial que irá definir empresas que poderão crescer ou simplesmente desaparecer dentro de poucos anos. Frente a esse cenário e ao aumento da concorrência, as empresas necessitam apresentar maior eficiência na gestão financeira dos seus recursos e negócios. Assim, tomando por base metodologias encontradas na literatura, foi desenvolvida uma análise em uma pequena empresa do setor de automação industrial, a qual necessitava mudar sua política de gerenciamento a fim de se beneficiar desse momento econômico. Partindo das informações colhidas nas entrevistas e da análise da documentação apresentada pelos sócios, foi elaborado um Planejamento Estratégico para essa empresa, paralelo com o seu BSC (Balanced Scorecard). Essas ações tornaram possível sugerir a implementação de indicadores de desempenho, bem como a implantação das melhorias necessárias. O desenvolvimento e a adequação razoável entre os objetivos e recursos dessa pequena empresa de automação e as mudanças e oportunidades de mercado, o estabelecimento do equilíbrio entre suas demandas internas e externas, a integração dos seus setores, visando o melhor controle dos recursos existentes, além das constantes avaliações capazes de monitorar o alcance desses objetivos, tornou-se o material de estudo deste trabalho. Assim, será possível analisar as ações implementadas (através dos indicadores financeiros) e complementá-las com indicadores operacionais, relacionados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e com a capacidade da organização de aprender e melhorar. Tais práticas, aliadas ao Balanced Scorecard mudaram a estratégia e a visão da organização, além de serem fundamentais para o traçado das metas que levaram à adoção de novos comportamentos e ações por parte dos atores envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractCompanies that wish to grow and stay active need to present a “Strategic Planning” including performance indicators as an effective tool in the face of market fluctuations and high competitiveness. The investment in automation is rapidly expanding and the use of safe strategies and goals in this environment can make the difference that will define the companies that will be able to grow or simply disappear within a few years. Faced with this scenario and increased competition, companies need to increase efficiency in their financial management of resources and business. Therefore, based on methodologies found in the literature, it was developed an analysis in a small industrial automation company, which needed a change in the way it had been managed in order to take advantage from this economic time. Based on the information gathered in the interviews and the analysis of the documentation submitted by the partners, it has been produced a Strategic Plan for this company and a BSC (Balanced Scorecard) as well. These actions have made possible to suggest the implementation of performance indicators, as well as the deployment of the necessary improvements. The development and reasonable equation among goals and resources of this small automation company and the changes and market opportunities, the establishment of a balance between their internal and external demands, the integration of its sectors, aiming at a better control of actual resources, in addition to constant assessments to monitor the achievement of these goals, became the study material of this study. Therefore, it was possible to analyze the past actions (through financial indicators) and supplement them with operational indicators related to customer satisfaction, internal processes and the organization's ability to learn and improve. These practices, combined with the Balanced Scorecard changed the strategy and vision of the organization, and were fundamental to designing of goals that led to the adoption of new behaviors and actions by the actors involved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlano estratégicopt_BR
dc.subjectBSC (balanced scorecard)en
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um plano estratégico utilizando metodologia BSC em uma empresa do setor de automação industrialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000909964pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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