Show simple item record

dc.contributor.advisorDamico, José Geraldo Soarespt_BR
dc.contributor.authorRosseto, Luanna Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:55Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87782pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender quais as mudanças propostas para a formação das diferentes profissões da área da saúde e descrever qual a atual situação e os desafios que as políticas de formação ensejam para a Educação Física na direção de obter egressos mais sintonizados com o Sistema Único de Saúde (SUS) para a intervenção no campo da saúde coletiva. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada pela analise documental. Foram analisados três documentos oficiais elaborados pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, e selecionados de fontes primárias. Os documentos selecionados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Programa Nacional de Reorientação da Formação do Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde). A partir de leitura desses documentos, foram elaboradas três categorias de discussão abrangendo o tema de formação do profissional na saúde, conteúdos curriculares, e estágios e experiências práticas na saúde. Diante da realidade da formação do profissional da saúde, em especial, da Educação Física concluiu-se que há um esforço por parte de um conjunto de agentes políticos em formular condições de mudanças efetivas em termos de formação para os cursos da saúde. É nessa medida, que ao mesmo tempo em que é saudável o esforço por mudanças nos currículos das universidades, parece existir uma falta de compromissos com projetos pedagógicos que efetivamente subsidiem futuros profissionais para agir a partir da lógica da integralidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand what are the proposed changes for the formation of different professions in the health field and describes what is the current situation and the challenges that education policies aspire for the Physical Education toward getting more attuned egress to the Unified Health System (SUS) for the intervention in the public health field. This is an investigation of a qualitative nature, characterized by the documental analysis. Three official documents drawn up by the Federal Government through the Ministry of Health and Ministry of Education were analyzed and selected from primary sources. The documents selected were: National Curriculum Guidelines (DCN), the National Re-Training Program of the Health Professional (Pro-Saúde) and the Program for Health by Labor Education (PET - Saúde). From reading these documents three categories of discussion covering the topic were prepared: health professional training, curriculum content, and internships and practical experiences in health. Faced with the reality of the training of health professionals, in particular, the Physical Education, it's been concluded that there is an effort made by a group of politicians in formulating conditions for effective changes in terms of training in the health courses. In this measure, while it is healthy the stress by changes in the curricula of universities, there seems to be a lack of commitment to the educational projects that effectively subsidizes future professionals to act from the logical completeness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth trainingen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectDocumentary analysisen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleEducação física na saúde : desafios e formação a partir dos documentos legaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record