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dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorCanary, Vivian Passospt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87757pt_BR
dc.description.abstractA competição entre marcas está cada vez mais acirrada, exigindo que as empresas tomem decisões rápidas para criarem um diferencial competitivo frente aos concorrentes (BARTON e COURT, 2012). A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. No entanto, os gestores serão responsáveis por coletar, filtrar, tratar e analisar as informações que lhes forem úteis, aproveitando-se para gerar vantagem competitiva para os seus negócios. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito dos fatores “5 V’s” (volume, variedade, velocidade, valor e veracidade) do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos em um Sistema de Crédito Cooperativo. Para atingi-lo, foi utilizado o método de estudo de caso único. Como contribuição desta pesquisa estão: explorar o tema do Big Data de forma teórica e aliá-lo ao processo de tomada de decisão praticado de uma organização.pt
dc.description.abstractThe competition among brands is continuously increasing, demanding that companies take fast decisions to create competitive assets against their competitors (BARTON e COURT, 2012). In order to minimize the risks of an inappropriate decision making, managers must support it with relevant and reliable information. The exponential growth in the volume of data produced by technological breakthroughs and changing in consumers behavior will assure enough information for the companies do it quickly. This trend is called Big Data. However, managers will be responsible for collect, filter, process and analyze the usefull information, generating competitive advantage for their business. The aim of this research is verify the effect of the “5V's” Big Data factors (volume, variety, velocity, value and veracity) in the decision making process of executives from different hierarchical levels in a Cooperative Credit System. The case studying method was used to accomplish this goal. Contributions of this work include: explore the Big Data theme in a theoretical manner and link it with the decision making process performed in an organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecision-makingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDecision-making processen
dc.subjectBig dataen
dc.subjectVolumeen
dc.subjectVarietyen
dc.subjectVelocityen
dc.subjectValueen
dc.subjectVeracityen
dc.titleA tomada de decisão no contexto do Big Data : estudo de caso único.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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