Estágio probatório : um olhar sobre os métodos de avaliação de desempenho à luz dos princípios da eficiência e da legalidade
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho busca estudar o mecanismo de avaliação de desempenho dos servidores em estágio probatório no Tribunal de Justiça - RS, a fim de verificar se tal instrumental está de acordo com os princípios da eficiência e da legalidade, que pautam a atuação do gestor público. Devido à baixa produção literária acerca do assunto, a presente pesquisa tem caráter exploratório. Como métodos de pesquisa, foram utilizados os seguintes: a pesquisa documental, bibliográfica, questionários e entrevi ...
O presente trabalho busca estudar o mecanismo de avaliação de desempenho dos servidores em estágio probatório no Tribunal de Justiça - RS, a fim de verificar se tal instrumental está de acordo com os princípios da eficiência e da legalidade, que pautam a atuação do gestor público. Devido à baixa produção literária acerca do assunto, a presente pesquisa tem caráter exploratório. Como métodos de pesquisa, foram utilizados os seguintes: a pesquisa documental, bibliográfica, questionários e entrevista. Através dos dados obtidos na referida metodologia, foi possível verificar características da avaliação de desempenho em estágio probatório no Tribunal de Justiça. A análise mostrou que o instrumento de avaliação obedece ao princípio da legalidade, não mostrando, por outro lado, fortes traços de eficiência, porquanto os gestores avaliadores encontram-se isolados no momento da avaliação, de modo que carecem de suporte e treinamento, sendo, ainda, o instrumento de avaliação de desempenho extremamente genérico. Dessa maneira, em que pese a constituição do método de avaliação de desempenho estar de acordo com os preceitos legais, a sua utilização não atende ao princípio da eficiência, na medida em que a efetividade do instrumento dependente, unicamente, da habilidade do gestor avaliador de transformá-lo em algo útil para o funcionário. Assim, percebe-se que o sentimento dos servidores em relação ao mecanismo de avaliação de desempenho depende do gestor que a realiza, não havendo nenhum tipo de padronização de comportamento acerca do instituto no Tribunal de Justiça. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3134)
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