Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorCésar, Márcio da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-26T01:51:38Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87746pt_BR
dc.description.abstractA seguinte pesquisa trata de uma revisão bibliográfica sobre a autoestima relacionada com a educação física escolar, por ser este um espaço que para alguns estudantes, naturalmente, será positivo para o desenvolvimento de uma autoestima elevada e para outros estudantes pode ser um espaço ameaçador para o sentido de valor próprio. O objetivo do trabalho é compreender o constructo autoestima e identificar a sua relação com a educação física escolar. Primeiramente há uma revisão mais global sobre a autoestima na área da Psicologia e posteriormente uma revisão específica da autoestima dentro contexto esportivo e escolar, baseado em revisões de pesquisas na área da Psicologia do Esporte e do Exercício. A partir disto, apresenta diversas estratégias que o professor de Educação Física pode utilizar para criar um ambiente positivo e propício para o desenvolvimento da autoestima em seus alunos, inclusive dos mais tímidos, além de buscar identificar os comportamentos típicos das crianças e adolescentes relacionados com a autoestima no esporte e exercício. São identificados diversos aspectos sutis na conduta do professor que podem surtir efeito no sentido de valor próprio dos seus alunos, e também como lidar com os pensamentos e sentimentos que os alunos apresentam sobre si mesmo, durante as aulas, no sentido de estimular com que os mesmos pensamentos e sentimentos auxiliem para um melhor desenvolvimento da autoestima do aluno.pt_BR
dc.description.abstractThe following survey is a literature review on self-esteem related to physical education, because it is a space that for some students, naturally, will be positive for the development of a high self-esteem and for other students can be a threatening space for sense of self worth. The objective is to understand the self-esteem construct and identify its relationship with school physical education. First there is a more comprehensive review on self-esteem in psychology and later a specific review on self-esteem in sports and school context, based on reviews of research in Psychology of Sport and Exercise. From this, it presents several strategies that the physical education teacher can use to create a positive environment conducive to the development of self-esteem in their students, even the shyest, and also aim to identify typical behaviors of children and adolescents related to self-esteem in sports and exercise. Are several subtle aspects identified in teacher behavior that may have an effect in the sense of worth of their students, and also how to deal with the thoughts and feelings that students have about themselves during lessons in order to stimulate the same thoughts and feelings to better assist the development of the student's self-esteem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelf-esteenen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia do esportept_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectSporten
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectSport and exercise psychologyen
dc.subjectSelf-confidenceen
dc.titleAutoestima e educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples