Heterogeneidade na aula de teatro : valorização das singularidades através de práticas inclusivas

View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A sala de aula heterogênea não é uma ideia nova, tendo sido discutida já por Vygostsky em meados do século XX na Rússia . Apesar dos debates sobre o tema, a escola ainda hoje teima em manter práticas homogeneizantes e discriminatórias e promover aulas em que o princípio da valorização das habilidades e das diferenças não é utilizado. Esta pesquisa busca conhecer e compartilhar estratégias que vêm sendo utilizadas por professores de teatro em sala de aula com o objetivo de envolver seus alunos d ...
A sala de aula heterogênea não é uma ideia nova, tendo sido discutida já por Vygostsky em meados do século XX na Rússia . Apesar dos debates sobre o tema, a escola ainda hoje teima em manter práticas homogeneizantes e discriminatórias e promover aulas em que o princípio da valorização das habilidades e das diferenças não é utilizado. Esta pesquisa busca conhecer e compartilhar estratégias que vêm sendo utilizadas por professores de teatro em sala de aula com o objetivo de envolver seus alunos de diferentes maneiras, valorizar suas singularidades e possibilitar momentos de trocas de conhecimentos e experiências diversas. Para isso, conta com o relato de uma oficina de iniciação teatral oferecida a uma turma de 6ª série – EJA em uma escola estadual localizada no município de Porto Alegre/RS e com entrevistas com professores de teatro da educação básica com o objetivo de analisar a questão da educação inclusiva. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
