Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorSudbrack, Alice Pernigottipt_BR
dc.date.accessioned2014-02-25T01:52:59Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87649pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo parte de uma intervenção pedagógica e pesquisa feita no CMET – Paulo Freire em Porto Alegre, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, durante as aulas de Educação Física. Este é um campo pouco discutido e estudado na área e por isso é de grande relevância a realização de pesquisas acadêmicas sobre o tema, além de ser uma área de atuação pouco explorada da profissão. Este trabalho de conclusão tem como objetivo discutir a relação docente nas aulas de Educação Física na EJA e apontar alguns conceitos importantes para que ela se estabeleça de maneira que possa aumentar a adesão e participação dos estudantes nas aulas. A pesquisa teve um caráter qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando-se de procedimentos como a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas para obtenção de dados. Foram coletados muitos depoimentos de estudantes de EJA tratando da importância que teve o diálogo com a professora, a possibilidade de serem ouvidos, o afeto e o respeito com que foram acolhidos nas aulas. Essas falas corroboram com o que expressam muitos autores, como Paulo Freire, Maurice Tardif e Claude Lessard, os quais defendem a importância dessa relação na escola, a qual vive o tensionamento entre “autoritarismo” e “licenciosidade”. Foi possível aprimorar a compreensão sobre a influência da relação que se estabelece entre docentes e discentes, além de torná-la mais prazerosa e com sentido.pt_BR
dc.description.abstractThis current study is originated from a pedagogical intervention and research done in CMET Paulo Freire’s school in Porto Alegre in the form of Youth and Adults Education, during Physical Education classes. This is a little discussed and studied subject in this area; therefore, is of great importance to conduct academic researches about this topic, besides being a little explored field of work in this profession. This Course Final Assignment aims to discuss the teaching relationship in Physical Education classes in EJA and point out some important concepts for this relationship to be established in order to increase student’s accession and participation in these classes. The research was a qualitative one with ethnographic inspiration, using procedures such as observation, field diary and semi-structured interviews to collect data. Many testimonials were gathered from EJA students, about the importance of the dialogue with the teacher, the opportunity to be heard, the affection and respect provided in classes. These statements corroborate with many author’s ideas as Paulo Freire, Maurice Tardif and Claude Lessard. They stand up for the importance of this kind of relationship in school, which lives in tension between “authoritarianism“ and "licentiousness". It was possible to enhance the understanding about the influence of the relationship established between teachers and students and also make it more enjoyable and meaningful.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectYouth and adults educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAccessionen
dc.titlePráticas e conceitos da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos : uma intervenção baseada na relação entre professor/estudante e nas ferramentas necessárias para uma maior adesão às aulas.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911772pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem