Desdobramentos da imagem fotográfica na obra de Carlos Pasquetti : contaminações entre imagem mecânica, imagem autográfica e encenação
dc.contributor.advisor | Santos, Alexandre Ricardo dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Cláudio Barcellos Jansen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T01:52:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87635 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre os desdobramentos da imagem fotográfica na obra de Carlos Pasquetti. Parte da trajetória da fotografia, durante o movimento da arte conceitual, quando ela se torna um dos principais materiais da arte contemporânea. Mostra a situação correspondente em Porto Alegre, quando Carlos Pasquetti se aproximou do conceitualismo, compartilhado com outros artistas que atuavam fora dos Estados Unidos e da Europa. A pesquisa observa um conjunto compreensivo de trabalhos de Carlos Pasquetti, auxiliada por informações adquiridas em entrevista concedida pelo artista e por registros documentais de sua carreira, para investigar a relação que se estabelece entre a fotografia e as outras linguagens que ele emprega. Conduz um primeiro contato com a poética de Carlos Pasquetti, enfatizando a conexão entre as variadas formalizações através das quais a obra do artista se dá, com o objetivo de compreender uma parte importante de sua criação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research paper presents a study on development of the photographic image in the work of Carlos Pasquetti. Starts from the trajectory of photography during movement of conceptual art, when it becomes one of the main materials of contemporary art. Shows the corresponding situation in Porto Alegre, where Carlos Pasquetti approached conceptualism, shared with other artists who worked outside the United States and Europe. The survey observes a comprehensive set of works of Carlos Pasquetti, aided by information acquired in an interview by the artist and documentary records of his career, to investigate the relationship established between the photo and the other languages he employs. Driving a first contact with the poetics of Carlos Pasquetti, emphasizing the connection between the various formalizations through which the artist's work takes place in order to understand an important part of his creation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pasquetti, Carlos | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Conceitualismo | pt_BR |
dc.subject | Conceptualism | en |
dc.subject | Arte contemporânea : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art in Brasil | en |
dc.title | Desdobramentos da imagem fotográfica na obra de Carlos Pasquetti : contaminações entre imagem mecânica, imagem autográfica e encenação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911671 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License