Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorSmith, Vivian Hamannpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:18:29Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8714pt_BR
dc.description.abstractCom base na teoria de Wallon, este trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de narrativas produzidas por crianças entre cinco e seis anos no contexto da educação infantil várias dimensões e processos afetivos e cognitivos envolvidos na construção do conhecimento e da identidade. A narrativa é concebida como um instrumento mediador que atua no âmbito imaginativo. Foram investigados os momentos e modos com que as crianças se expressavam narrativamente na rotina escolar e criou-se um contexto de intervenção para oportunizar a construção de histórias. Participaram 14 crianças de uma turma de uma escola municipal e seus educadores. Dezoito sessões de observação participante e seis de intervenção foram realizadas e registradas em diário de campo, com filmagem transcrita parcial das primeiras e integral das segundas. Constatou-se que a eliciação de narrativas ocorria de forma restrita e esporádica na rodinha, e que muitas histórias pessoais eram contadas informalmente. Planejou-se um contexto e atividades eliciadoras de narrativas pessoais e fictícias, propostas pela pesquisadora e conduzidas com apoio da professora titular. Comparado à rodinha, este contexto produziu narrativas em maior número, extensão, sofisticação e variedade de temas e gêneros, além de propiciar a participação maior dos pares na sua construção. Foi possível identificar nas narrativas pessoais e fictícias importantes aspectos da organização do pensamento discursivo, da estabilização e ampliação do sentido de eu psicológico a partir da construção de um sujeito narradorpt_BR
dc.description.abstractBased on Wallon’s theory, this study aims to understand, through narratives brought by five to six year-old children in the preschool context, a number of dimensions and affective and cognitive processes involved in the construction of knowledge and identity. Narrative is conceived as a mediator that acts in the imaginative scenario. The moments and ways children expressed themselves in narrative form were investigated and in addition an intervention context to promote children’s construction of stories was created. Participants were fourteen children enrolled in a public school and their teachers. Eighteen sessions of participant observation and six of intervention were carried out and further registered in a field diary. Partial filming transcriptions were made for the participant observations and complete for the intervention sessions. It was observed that the generation of narratives in the circle time was limited and sporadic and that a significant number of personal stories were informally told. A context and several activities aimed at generating personal and fictional narratives were designed, and was conducted by the researcher together with the teacher. This context, when compared to circle time, generated a larger number of narratives, more extension, sophistication and variety of themes and genres, as well as a greater participation of peers in narrative construction. Important aspects of the organization of the discursive thought and of the stabilization and amplification of the self sense were made possible to identify in the process of construction of a narrator subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectChildren’s narrativesen
dc.subjectWallonen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectPreschool educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000587267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples