Reprodutibilidade intra-observador de um protocolo para avaliação postural em escolares
View/ Open
Date
2013Author
Type
Title alternative
Intraobserver reproducibility of a protocol for evaluation postural in students
Reproducibilidad intraobservador de um protocolo para la evaluación postural en los estudiantes
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intraobservador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas pósterosuperiores. As avaliações foram realizadas em teste e reteste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ...
O objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intraobservador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas pósterosuperiores. As avaliações foram realizadas em teste e reteste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intraobservador. ...
Abstract
The study objective was to propose and verify the intraobserver reproducibility of a postural assessment protocol for the school environment. Twenty children were subjected to a postural assessment protocol, with photographic recording and evaluation of spinal deformity and measuring the heights of the acromion and the posterior superior iliac spines. The evaluations were conducted in testretest at an interval of 14 days. The results in the frontal plane were moderate to the horizontality of th ...
The study objective was to propose and verify the intraobserver reproducibility of a postural assessment protocol for the school environment. Twenty children were subjected to a postural assessment protocol, with photographic recording and evaluation of spinal deformity and measuring the heights of the acromion and the posterior superior iliac spines. The evaluations were conducted in testretest at an interval of 14 days. The results in the frontal plane were moderate to the horizontality of the pelvis and shoulder and excellent for type of scoliosis and spinal deformity. In the sagittal plane, the indexes were moderate approach to the pelvis, shoulder, head and kind of attitude. The proposed methodology can be used in the school environment, which has seen good levels of intraobserver reproducibility. ...
Resumen
El objetivo del estudio fue proponer y verificar la reproducibilidad intraobservador de un protocolo de evaluación postural para el ambiente escolar. Veinte escolares fueron sometidos a un protocolo de evaluación postural con registro fotográfico, evaluación de la gibosidad y medición de las alturas de los acromiones y de las espinas ilíacas posterosuperiores. Las evaluaciones fueron realizadas en testretest con intervalo de catorce días. Los resultados en el plano frontal fueron moderados para ...
El objetivo del estudio fue proponer y verificar la reproducibilidad intraobservador de un protocolo de evaluación postural para el ambiente escolar. Veinte escolares fueron sometidos a un protocolo de evaluación postural con registro fotográfico, evaluación de la gibosidad y medición de las alturas de los acromiones y de las espinas ilíacas posterosuperiores. Las evaluaciones fueron realizadas en testretest con intervalo de catorce días. Los resultados en el plano frontal fueron moderados para la horizontalidad de la pelvis y del hombro y, excelentes para gibosidad y tipo de escoliosis. En el plano sagital, los índices fueron moderados para postura de pelvis, hombro, cabeza y tipo de postura. La metodología propuesta puede ser utilizada en ambiente escolar, ya que posee buenos índices de reproducibilidad intraobservador. ...
In
Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia. GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 320-602
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39559)Health Sciences (10608)
This item is licensed under a Creative Commons License