A generic description and simulation of architectures based on microarchitectures
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Uma descrição e simulação genérica de arquiteturas baseada em microarquiteturas
Assunto
Abstract
In teaching computer architecture, didactic simulator machines have been the rule to teach basic aspects of assembly. This work searches for another kind of simulator to teach the microcoding/microarchitectures and, once found, conceptualizes and implements one of those. The work documents the steps and problems encountered while achieving that objective. It begins by studying which kinds of simulators and emulators there are available today, then proceeds to presenting a conceptualization of a ...
In teaching computer architecture, didactic simulator machines have been the rule to teach basic aspects of assembly. This work searches for another kind of simulator to teach the microcoding/microarchitectures and, once found, conceptualizes and implements one of those. The work documents the steps and problems encountered while achieving that objective. It begins by studying which kinds of simulators and emulators there are available today, then proceeds to presenting a conceptualization of a framework that allows for creation of simulators using microinstruction listings. It then shows the implementation choices, the implementation and concludes by showing which lessons were taken from the whole enterprise. ...
Resumo
No ensino de arquiteturas de computadores, simuladores didáticos têm sido a regra em ensinar os aspectos básicos de programação de máquina. Esse trabalho busca um outro tipo de simulador para o ensino de microcódigo/microarquiteturas e, quando o encontra, conceptualiza e implementa um destes. O trabalho documenta os passos e problemas encontrados durante a conquista desse objetivo. Começa estudando quais tipos de simuladores e emuladores estão disponíveis hoje, então apresenta uma conceptualiza ...
No ensino de arquiteturas de computadores, simuladores didáticos têm sido a regra em ensinar os aspectos básicos de programação de máquina. Esse trabalho busca um outro tipo de simulador para o ensino de microcódigo/microarquiteturas e, quando o encontra, conceptualiza e implementa um destes. O trabalho documenta os passos e problemas encontrados durante a conquista desse objetivo. Começa estudando quais tipos de simuladores e emuladores estão disponíveis hoje, então apresenta uma conceptualização de um framework que permite a crição de simuladores usando listagens de microinstruções. Mostra as escolhas de implementação, a própria implementação e conclui apresentando quais lições foram aprendidas durante esta empreitada. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1000)
Este item está licenciado na Creative Commons License