A liderança e sua aplicabilidade nos cargos de gerência média nas agências do Banco Delta da regional Caxias do Sul
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho objetivou compreender e elucidar a aplicabilidade da noção de liderança na Gerência Média nas agências da Regional Caxias do Sul do Banco Delta, liderança esta que pode ser de pessoas, de negócios ou de processos, para os resultados da empresa. Para tanto, em um estudo de caso qualitativo, levantou-se a visão destes gerentes com relação ao mercado bancário para a necessidade de liderança (fatores do ambiente bancário que favorecem tal atitude e ainda quais os fatores que desfavore ...
Este trabalho objetivou compreender e elucidar a aplicabilidade da noção de liderança na Gerência Média nas agências da Regional Caxias do Sul do Banco Delta, liderança esta que pode ser de pessoas, de negócios ou de processos, para os resultados da empresa. Para tanto, em um estudo de caso qualitativo, levantou-se a visão destes gerentes com relação ao mercado bancário para a necessidade de liderança (fatores do ambiente bancário que favorecem tal atitude e ainda quais os fatores que desfavorecem o exercício da liderança); como o Banco Delta apresenta a necessidade de liderança para sua Gerência Média e se existe espaço para atuação como líder, proporcionado pelo Banco ou mesmo através de sua própria iniciativa. Através de entrevistas, de pesquisa a documentos internos e de observação, procurou-se identificar situações do dia a dia que retratam a atuação desses Gerentes, bem como conhecer as condições das agências. Os questionamentos e as observações também foram dirigidos aos superiores (Gerentes Gerais) e subordinados (escriturários) do público pesquisado, haja vista que estes profissionais igualmente fazem parte deste processo de atuação da Gerência Média. Como principais resultados tem-se que as agências pesquisadas são grandes, com ótimos potenciais de negócios e um grande número de funcionários, o que indica que os setores internos necessitam de uma liderança localizada, não dependendo apenas do Gerente Geral. Os negócios acontecem nas carteiras, nos setores, e sem esta liderança o atingimento dos objetivos fica comprometido. Observou-se a existência de espaço para tal exercício, mesmo diante de alguns argumentos de demandas urgentes quanto a vendas, com desafios diários, metas pontuais na semana ou cobranças exageradas. Os perfis de cada gerente determinam o tamanho e a qualidade desta liderança. São, contudo, desfavoráveis ao exercício da liderança as mudanças repentinas de foco, com desafios “relâmpago” e cobranças “intradia”, o que retira parte do planejamento já elaborado pela agência e pelo setor. ...
Abstract
This study aimed to understand and clarify the applicability of the concept of leadership in the Middle Management in the Caxias do Sul Regional branches of Banco Delta. This leadership might include people, businesses or processes for the results of the company. Therefore, a qualitative case study was carried out to investigate the vision of these managers regarding the banking market, the need of leadership (the banking environment factors that favor such an attitude and also which factors ar ...
This study aimed to understand and clarify the applicability of the concept of leadership in the Middle Management in the Caxias do Sul Regional branches of Banco Delta. This leadership might include people, businesses or processes for the results of the company. Therefore, a qualitative case study was carried out to investigate the vision of these managers regarding the banking market, the need of leadership (the banking environment factors that favor such an attitude and also which factors are against the exercise of leadership); How Banco Delta presents the need for leadership to their Middle Management; and also whether there is room for acting as a leader, provided by Banco Delta or through their own initiative. Through interviews, research of internal documents and observations, we sought to identify situations of everyday life that depict the performance of these managers, as well as to know the conditions of the agencies. The questions and observations were also directed to superiors (General Managers) and subordinates (clerks) of the researched public, given that these professionals are also part of this process of Middle Management performance. The main results are that the agencies surveyed are large, with great business potential and a large number of employees, which indicates that internal sectors need a located leadership, depending not only on the general manager. Business happens in the portfolios, sectors, and without this leadership the achievement of objectives is compromised. It was observed that there is room for such an exercise, despite some arguments that there are urgent demands as sales, with daily challenges, specific goals in the week, or exaggerated charges. The profiles of each manager determine the size and quality of this leadership. Sudden changes of focus, with "Lightning" challenges and charges "intraday" are, however, unfavorable to the exercise of leadership, which removes part of the planning already prepared by the agency and the sector. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6072)Administração (1954)
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