Os sentidos da exclusão social na bibliografia da educação física brasileira
dc.contributor.author | Thomassim, Luís Eduardo Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T01:53:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/86388 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, realizo uma revisão de literatura do tema da exclusão social na bibliografia da Educação Física brasileira. O objetivo foi identificar os diferentes usos das expressões exclusão e inclusão, para o qual foram analisados trabalhos publicados nos últimos anos. O estudo permite apontar duas perspectivas distintas: um sentido, em que os autores se referem à exclusão como condição (individual ou coletiva), e outro, em que caracterizam exclusão como processo social. Assinalo também as oposições e ausências significativas desta noção na literatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work I review the theme of social exclusion in the bibliography of Brazilian physical education. The aim was to identify the different uses of the expression exclusion and inclusion, base don a determined number of works published in the last few years. I point to two different perspectives: a meaning in which the authors refer to exclusion as a condition (individual or collective) and another in which they characterize the exclusion as a social process. I also point to the oppositions and significant absences of this notion. | en |
dc.description.abstract | En este trabajo realizo una revisión de literatura del tema exclusión social en bibliografía de la Educación Física brasilera. El objetivo fue identificar los diferentes usos de las expresiones: exclusión e inclusión, para lo cual fueron analizados trabajos publicados nos últimos años. El estudio me permite apuntar dos perspectivas distintas: un sentido en que los autores se refieren a exclusión como condición (individual o colectiva), y otro, en que caracterizan exclusión como proceso social. Señalo también las oposiciones y ausencias significativas de esta noción en la literatura. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento, Porto Alegre,. Vol. 13, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 151-178. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Social inequity | en |
dc.subject | Educação física : Bibliografias | pt_BR |
dc.subject | Fatores socioeconômicos | pt_BR |
dc.subject | Sports | en |
dc.subject | Bibliography | en |
dc.subject | Educación física | es |
dc.subject | Inequidad social | es |
dc.subject | Deportes | es |
dc.title | Os sentidos da exclusão social na bibliografia da educação física brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | The meanings of social exclusion in the bibliography of brazilian physical education | en |
dc.title.alternative | Los sentidos de la exclusión social en la bibliografía de la educación física brasilera | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000593340 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências da Saúde (10685)